Sustentabilidade

Salão de cabeleireiro montado com doações e materiais reaproveitados traz proposta sustentável a Curitiba

17 • 11 • 2014 às 06:38
Atualizada em 25 • 11 • 2014 às 10:26
Bruna Rasmussen
Bruna Rasmussen Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Enquanto descia a avenida com uma lata de tinta em cada extremidade do guidão da bike e com mais duas em uma mochila nas costas, o cabeleireiro Vinícius Perly dava início ao sonho de abrir seu próprio salão. Trata-se do Flamingo’s Garden Hair, localizado em Curitiba (PR), um “ateliê de cabelos” que, além de trazer uma proposta sustentável e alternativa em meio aos luxuosos espaços de beleza da capital paranaense, teve seu espaço físico criado basicamente com materiais reaproveitados, doações, tutoriais do YouTube e muito trabalho duro.

Após alugarem uma garagem na Rua São Francisco, uma das regiões mais artísticas da cidade, Vinícius e sua namorada, a publicitária Aline B. Marchese, perceberam que, para transformar em realidade o sonho de terem seu próprio salão, precisariam colocar a mão na massa. Com orçamento reduzido e um estilo de vida já baseado em ciclomobilidade, do it yourself e ideias eco, contaram com a ajuda de amigos, familiares e com a sorte para transformar uma salinha suja e escura em uma espécie de spa, onde papo cabeça, sustentabilidade, vibes positivas e cortes de qualidade dividem espaço com plantas e dezenas de flamingos – a maioria deles, presentes de clientes.

Troncos cortados encontrados na rua se transformaram em uma mesa de centro, em lustres e em uma placa; uma velha pia de cozinha agora é o balcão de atendimento e as cadeiras usadas para corte têm história. Uma delas, datada de 1945, foi comprada em um ferro velho e reformada pelo próprio casal, que aprendeu na tentativa e erro a arte da restauração.

Das estantes à capa das almofadas: nada no Flamingo’s Garden Hair foi comprado pronto, mas reaproveitado e criado dentro da proposta do salão. “Cada peça, cada coisinha que você encontrar no salão, pode ter certeza de que foi muito bem pensada para estar lá ou, então, é o presente de uma pessoa querida”, afirma Aline.

flamingos15
As cabeleireiras Beta, Carol, o fiel companheiro Slim, Vinícius e Aline.

Após trocar a inscrição de uma faculdade de Jogos Digitais por um curso de cabeleireiro, em um momento de impulso do qual jamais se arrepende, Vinícius aprendeu a transformar cabelos em alguns dos mais conceituados salões de luxo de Curitiba. Contudo, o ambiente branco, os metais cromados e os penteados padrão não lhe satisfaziam. A proposta do Flamingo’s foi a solução que ele e Aline encontraram para se sentirem profissionalmente completos.

Um ano e quatro meses após a inauguração do salão, Vinícius já conta com a ajuda de duas outras cabeleireiras e Aline deixou seu emprego em uma agência de marketing digital para dar suporte completo à parte administrativa e criativa do salão. “Os dois estávamos em empregos que não nos davam a oportunidade de explorar nosso potencial da forma como gostaríamos. Caso não desse certo [o salão], a gente tinha uma certeza: nossa casa teria móveis novos e uma decoração muito bonita”, explica Aline sobre a ideia de empreender e apostar tudo no Flamingo’s.

Jpeg

Jpeg

flamingos2

flamingos3

flamingos10

Jpeg

Jpeg

Jpeg

flamingos4

flamingos5

flamingos7

flamingos26

flamingos14

flamingos24

A proposta do salão é ser um experiência no dia a dia corrido das pessoas. Que elas possam parar lá nem que seja só por uma horinha, receber uma massagem gostosa na cabeça, bater um papo divertido, se sentir à vontade, usar o wi-fi, tomar um chazinho, e sair com um resultado de cabelo que lhes faça feliz, sentindo-se especiais sempre!”, afirma Aline.

flamingos23

A ideia para o nome Flamingos surgiu a partir do filme cult Pink Flamingos. A intenção ao usá-la é que a ave, além de ser linda, parece estar sempre elegante, além de contemplar tanto o masculino e o feminino quanto o homo e o hétero.

 flamingos25

Todas as fotos © Flamingo’s Hair Garden

Publicidade

Canais Especiais Hypeness