Inovação

Seria o fim dos tatuadores? Conheça a impressora 3D que faz tatuagens

por: Redação Hypeness

As impressoras 3D já provaram que vieram para ficar e cada dia surgem novos usos para essa tecnologia. Uma famosa escola de design de Paris, a ENSCI les Ateliers, criou um workshop organizado pelo ministério da cultura da França de onde nasceu uma ideia inovadora.

Depois de um brainstorm, surgiu uma ideia bem fora da caixa. Um dos grupos, formado pelos estudantes Pierre Emm, Piotr Widelka e Johan da Silveira, apresentou a ideia de criar uma máquina que poderia automaticamente criar tatuagens disponíveis num banco de imagens. A equipe da escola gostou e autorizou que os estudantes criassem um protótipo usando os equipamentos da escola.

Foi assim que eles tiveram a ideia de transformar uma impressora 3D de modo que ela conseguisse tatuar a pele. Eles continuaram desenvolvendo o protótipo e com uma máquina de tatuar emprestada conseguiram tatuar peles artificiais nos primeiros testes. O desafio era repetir o mesmo resultado numa superfície curva e em um material que tem muito mais flexibilidade do que silicone.

Os primeiros resultados não são muito precisos, mas basta lembrar que se trata de um protótipo para ver que o projeto tem potencial. Ainda assim, acreditamos que ainda vai demorar muito para as máquinas conseguirem substituir totalmente os artistas nesse caso.

tatuagem1

Vale lembrar que eles continuam o teste e estão sempre precisando de voluntários que aceitem ser cobaias para serem tatuados pela máquina!

Confira nos vídeos abaixo a evolução da ideia:

Testes anteriores:

Se empolgou? Por sua conta e risco, eles deixaram o passo-a-passo de como transformar uma impressora 3D numa máquina de tatuagem aqui.

Todas as fotos via.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inovação, negócios e futuro: São Paulo recebe um dos maiores eventos de tecnologia do mundo