Fotografia

Série de fotos vintage mostra como era viver em San Francisco nos anos 60

por: Redação Hypeness

O personagem principal não aparece nas fotos, mas é quem está por trás delas, nos levando em uma viagem que tem cultura, vida e muita, muita história. Fred Lyon tem hoje 90 anos e é um dos mais reconhecidos fotógrafos de São Francisco, no estado da Califórnia, EUA. Há mais de sete décadas de câmera na mão, ele é dono de um dos portfólios mais ricos da cidade no pós-guerra.

Uma cidade que saiu dos escombros da guerra, terminada em 1945, cheia de energia, esperança, otimismo e, sim, prosperidade e crescimento. Para um fotógrafo jovem como era Lyon, estavam reunidas as condições para um tempo inesquecível. As paisagens urbanas, os bairros históricos ou os monumentos, nada escapou à lente do talentoso Lyon, em imagens a preto e branco que nos remetem para o início da segunda metade do século XX.

Lyon é testemunha desse tempo e narrador dessa história e, apesar do equilíbrio do seu trabalho, é indisfarçável o amor que tinha (e tem) pela sua cidade natal. São Francisco talvez fosse um pouco menos frenética, um pouco confusa ou tecnológica que hoje, mas o charme e a graça estão lá, documentadas por um dos melhores nesta arte que tanto apreciamos.

O seu mais recente livro, San Francisco: Portrait of a City 1940-1960 (“São Francisco: Retrato de uma Cidade 1940-1960), é um prato cheio. Dá uma olhada em algumas das histórias, contadas em imagem, que ele conta:

SanFranciscoFred1

SanFranciscoFred2

SanFranciscoFred3

SanFranciscoFred4

SanFranciscoFred5

SanFranciscoFred6

SanFranciscoFred7

SanFranciscoFred8

SanFranciscoFred9

SanFranciscoFred10

SanFranciscoFred11

SanFranciscoFred12

SanFranciscoFred13

SanFranciscoFred14

SanFranciscoFred15

SanFranciscoFred16

Ainda hoje, Lyon é um dos mais ativos e respeitados fotógrafos vivos, não se cansando de retratar a cidade que o viu nascer. Em mais de 70 anos de registros fotográficos, Lyon viu seu trabalho publicado em meios como a TIME, Sports Illustrated, Fortune ou LIFE, para referir apenas alguns.

Todas as fotos © Fred Lyon

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Fotos recém descobertas mostram o cotidiano dos Panteras Negras como você nunca viu