Fotografia

Série fotográfica retrata pessoas que estão devendo dinheiro (e como elas chegaram lá)

por: Redação Hypeness

A crise financeira que se espalhou pelo mundo nos últimos anos, em especial por Estados Unidos e Europa, mudou a vida a milhares de pessoas, na maioria dos casos, para pior. Brittany M. Powell é uma fotógrafa norte-americana que sabe do que fala – em 2012, após anos de desemprego, entrou definitivamente em falência. Mas foi aí que encontrou uma forma de dar vida ao invisível e de continuar trabalhando em sua arte.

Powell foi à procura de retratar pessoas que vivessem situações semelhantes na América pós-recessão. Assim nasceu o The Debt Project, que conta a história de pessoas que acumularam dívidas, que não conseguiram se libertar da teia que acumularam durante anos, clicadas ao lado dos bens que ainda mantêm. Junto com as imagens, Powell pediu a cada retratado que escrevesse sua própria “história de dívida”, incluindo nome, idade, profissão e uma explicação de como chegaram ao ponto atual.

Tanto as fotos como os textos são um alerta para uma situação que afeta de forma dramática a vida das pessoas, mas também uma forma de chamar a atenção para um problema muitas vezes alvo de preconceito. “Muitas coisas me surpreenderam, mas, acima de tudo, a forma como as pessoas se culpam a elas mesmas antes de culparem o sistema”, diz Powell ao site Feature Shoot.

A fotógrafa pretende juntar 99 histórias de pessoas com passados e profissões totalmente diferentes, e criar uma exposição que termine em livro, com imagens, textos e entrevistas áudio. Até ontem, o projeto esteve no Kickstarter em busca de financiamento coletivo e alcançou a meta desejada de 11 mil dólares, o que significa que, em breve, continuará seu caminho.

Até lá, fique com essas histórias:

Shareen Jallad, Massagista terapêutica, Dívida: 10.120,98 dólares

DebtPortrait1

“Me deram uma linha de crédito muito alta, após receber dinheiro de um seguro de vida. Enquanto fazia o luto e não trabalhava, acumulei mais de 20 mil dólares de dívidas em bens superficiais”

Taylor Nairn, Gestor de dados em um projeto de monitoramento da costa, Dívida: 59.636,27 dólares

DebtPortrait2

“Empréstimos escolares e ser ingênuo com questões de finanças – e também o fato de vivermos em uma cultura que valoriza mais a dívida e o dinheiro que a educação e as gerações seguintes”

Leasa Rosolino, Desempregada, Dívida: 20.000 dólares

DebtPortrait3

“Uma combinação de não conseguir trabalhar e não ser capaz de fazer dinheiro na área eu que tinha experiência”

James M. Thomas, Estudante de pós/Escritor, Dívida: 24.500 dólares

DebtPortrait4

“Eu tenho entrado e saído de uma pós-graduação desde 2003, com curtos períodos de trabalho pelo meio. Ainda que eu tenha (tivesse!) umas poupanças, elas nunca foram adequadas às minhas decisões de estudar em uma escola cara, cobrir as diferenças entre o que ganhava (bolsas de estudo e etc) e minhas despesas mensais, ou meu desejo de viver em cidades caras (Nova York, São Francisco)”

Bernite Bradley, Trabalha em comunidades, Dívida: 26.000 dólares

DebtPortrait5

“Estava devendo 130 mil por conta de casas e carros. Agora estou devendo 26 mil por um empréstimo de estudante que me ajudou a sobreviver quando estava na escola. Pretendo pagá-los brevemente”

Mike, Designer de arquitetura, Dívida: 160.500 dólares

DebtPortrait6

“Curso de mestrado (4 anos), Negócio Imobiliário, Desemprego”

Regina Hollis, Parent Partner (Pessoas que prestam apoio aos pais no Sistema Americano de Bem-Estar Familiar), Dívida: 30.00 dólares

DebtPortrait7

“Eu contraí dívida por conta de um empréstimo para os estudos e por ter deixado que uma pessoa próxima colocasse um carro em meu nome”

Nathan Watson, Artista e Professor, Dívida: 37.00 dólares

DebtPortrait8

“Quando terminei minha graduação, os empregos que arrumei não chegavam para cobrir as minhas despesas no primeiro ano. Eu estava gastando para criar oportunidades e tentar ficar em cidade cara, mas que estivesse de acordo com minhas capacidades. Pelo caminho, despesas com o carro, renda, comida…”

DebtPortrait9

DebtPortrait10

DebtPortrait11

DebtPortrait12

DebtPortrait13

DebtPortrait14

DebtPortrait15

Abaixo o vídeo de apresentação do projeto no Kickstarter:

Todas as fotos © Brittany M. Powell

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Essas imagens impressionantes foram eleitas as melhores fotos do mundo com a cor azul