Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 15 praças para se sentir no interior sem sair de São Paulo

por: Paulo Moura

Um dos problemas de algumas grandes cidades é a falta de espaços verdes, de lugares onde se possa respirar a natureza e se sentir fora da selva de concreto. Mas é bom saber que todas elas têm recantos onde isso ainda é possível.

Em São Paulo, temos mais de 5 mil praças, mas pouquíssimas são realmente boas opções para sentar, brincar, relaxar e ver a vida passar. Reunimos algumas delas em mais uma Seleção Hypeness:

1) Praça Victor Civita (Pinheiros)

Desde 2008, este espaço dedicado a vários eventos de sustentabilidade ocupa o terreno de 13 mil metros quadrados onde já funcionou um incinerador de lixo. Possui um belo deck de madeira, equipamentos de ginástica ao ar livre e um percurso arborizado de 700 metros para caminhadas. A iluminação da praça é feita com LED e a água da chuva é reaproveitada na irrigação do bosque.

praça1
Foto © Nelson Kon

2) Praça Dom Orione (Bela Vista)

Num quarteirão recheado de cantinas italianas, serve como local de descanso depois do almoço. Aos domingos, abriga uma feira de antiguidades, e é possível sentar-se próximo ao busto de Adoniran Barbosa.

praçabela

Foto © Panoramio

3) Praça Oliveira Penteado (Butantã)

A praça passou por um projeto de revitalização esse ano e tem sediado vários eventos culturais. Conta com bancos, espelho d’água, bicicletário e grandes áreas ajardinadas.

praçabut
Foto © Fabio Arantes/ Secom/ PMSP

4) Praça Gastão Vidigal (Jardim Europa)

Uma pracinha gostosíssima com bastante espaço para os cachorros correrem, playground para as crianças, banquinhos e muitas sombras de árvores para deixar o tempo passar despercebido.

praça

Foto © Foursquare

5) Praça das Corujas (Vila Madalena)

Conta com brinquedos e pista para caminhada. É repleta de árvores, algumas delas frutíferas, como amoreira e abacateiro. A área de concreto é ideal para giros de bicicleta. Destaque para a horta comunitária.

praça2

Foto © Revista Friday

6) Praça Vinícius de Moraes (Morumbi)

Possui uma pista de 1 500 metros de extensão, aparelhos de ginástica, rampas para a utilização de skates e bikes, mesas de piquenique e ampla área de concreto cercada por bancos. Ideal para as primeiras pedaladas da garotada.

praça3
Foto © Áreas verdes da cidade

7) Praça do Pôr do Sol (Pinheiros)

O nome já diz tudo. É durante o fim da tarde que o lugar recebe a maior leva de frequentadores para observar o sol se pôr na zona oeste da cidade. Alguns levam os cachorros para passear, enquanto outros chegam acompanhados dos amigos e de um violão.

praça4
Foto © Flickr

8) Praça Roosevelt (Centro)

A tradicionalíssima praça localizada entre as ruas da Consolação e Augusta foi toda repaginada com um novo projeto de paisagismo, iluminação e acessibilidade. Todos os dias o que se vê por lá é um intenso movimento de skatistas, ciclistas e pessoas batendo papo e vendo a vida passar em um banco da praça. À noite, o agito toma conta com bares e baladas para todos os gostos.

praçaroo

Foto © SpressoSP

9) Praça Pereira Coutinho (Vila Nova Conceição)

Conhecida como “praça das babás”, tem uma casinha de bonecas, brinquedos de madeira e árvores frutíferas, como cajueiro e jabuticabeira. Quando dão frutos, elas são a atração das famílias, que aproveitam para brincar de colheita.

praçamooca

Foto © Foursquare

10) Praça Barão Pinto Lima (Alto de Pinheiros)

Não faltam brinquedos para a criançada se divertir. De quebra, duas quadras para esportes.

praçaalto

Foto © Foursquare

11) Praça da Nascente (Pompeia)

Outra praça que foi revitalizada esse ano e se transformou num refúgio de paz em meio ao caos característico da Avenida Pompeia. O espaço abriga as nascentes do riacho Água Preta, daí o nome.

praçanascente1

12) Praça Visconde de Souza Fontes (Mooca)

Localizada numa travessa da Avenida Paes de Barros, a praça possui uma bela área verde para caminhadas e conta ainda com uma quadra de areia com playground.

praçamooca

Foto © Foursquare

13) Praça Waldir Azevedo (Alto de Pinheiros)

Localizada em uma área alta, tem vista para um belo pôr do sol. Além das pistas/trilhas para caminhadas e/ou corridas, também possui bicicletário, vagas de estacionamento, brinquedos de metal, mesas e bancos de concreto. Um achado!

PracaAal
Foto © Áreas verdes das cidades

14) Praça Whitaker Penteado (Vila Guarani)

Ao lado da estação Conceição do metrô, possui quadra poliesportiva, mesas e bancos de concreto, equipamentos de ginástica e brinquedos de madeira. A pista de corrida, com piso vermelho, é separada da calçada.

praçavila

15) Praça Benedito Calixto (Pinheiros)

A tradicional praça com sua feira de artesanato aos sábado é um dos programas indispensáveis para conhecer a fundo a verdadeira alma da cidade e, como tal, fecha com chave de ouro essa seleção!

praça17

faixa-selecao-hypeness

Publicidade


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A boutique do Harlem que revolucionou a moda dos anos 1960 com estética e orgulho afro