Inspiração

Casal homossexual brasileiro consegue licença paternidade de 6 meses

por: Redação Hypeness

Os pernambucanos Mailton e Wilson Alves Albuquerque comemoram a chegada de Theo, o segundo filho da família. Mas eles têm mais um motivo para ficarem felizes: Mailton, que atua como enfermeiro na rede pública, conquistou o direito de ter uma licença paternidade de seis meses, mesmo período cedido à licença maternidade. E o melhor de tudo: o direito, conquistado pela primeira vez no país, foi adquirido de forma administrativa, sem que ele precisasse entrar na Justiça ou acionar advogados. Agora, ele e Wilson, que é empresário, poderão dedicar mais tempo aos primeiros meses de vida do garoto.

A situação abre caminho para que outras famílias consigam esse direito, sejam elas homoafetivas ou formadas por pessoas solteiras. O padrão de licença paternidade no Brasil é de apenas 5 dias. A duração é frequentemente questionada, afinal, os cuidados dados à criança durante seus primeiros meses de vida são fundamentais para seu desenvolvimento e não cabem somente à mãe, ainda que em uma família constituída por homem e mulher.

Juntos há 17 anos, o casal Mailton e Wilson também são pais de Maria Tereza, hoje com dois anos. Além de ela ter sido o primeiro bebê gerado a partir de técnicas de fertilização in vitro, no estado de Pernambuco, a garota foi a primeira no país a ter na certidão de nascimento o nome dos dois pais.

Embora a legislação brasileira ainda seja complicada para casais homoafetivos que queiram ter ou adotar crianças, casos como este abrem espaço para o debate legal sobre o assunto, além de provar, de uma vez por todas, que todo tipo de família e amor é mais do que válido.

Mailton, Wilson, Maria Tereza e Theo, nós desejamos a vocês toda a alegria do mundo!

licenca-paternidade5
Foto © Nicole Siqueira

 

Com a primeira filha, Maria Tereza:

licenca-paternidade1

licenca-paternidade2

licenca-paternidade3
Fotos © Jornal do Comércio 

licenca-paternidade4
Foto © Globo

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Gilberto Gil relembra sua infância no interior da Bahia em post emocionante