Sustentabilidade

Centro comunitário sustentável é construído usando apenas materiais que iriam para o lixo

19 • 12 • 2014 às 07:00
Atualizada em 29 • 04 • 2015 às 07:07
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Os itens que você joga no lixo podem servir para muitas coisas. Depois de transformar os resíduos em sapato e até arte de rua, os habitantes do Malawi deram uma nova utilidade ao lixo nosso de cada dia: ele está sendo usado para a construção de um centro comunitário sustentável no país.

O espaço terá como objetivo prestar alguns serviços básicos à população carente da região de Mzimba. A sustentabilidade da construção não fica apenas nos materiais utilizados, mas também em seu funcionamento. O Centro Comunitário Kapita Earthship irá contar com estufas de alimentos, sistema de captação de água da chuva e painéis para captação de energia solar e promete oferecer água, energia, alimentos e outros recursos à população da região. O projeto inclui até mesmo uma escola e um posto médico, que devem melhorar a qualidade de vida dos habitantes do local. Ao todo, 38 comunidades serão atendidas no centro comunitário.

Parte das obras está sendo viabilizada pelo escritório Earthship Biotecture, mas, para que a construção seja finalizada, ainda é preciso arrecadar U$ 60.000 (cerca de R$ 160.000) em doações, além de reunir 40 voluntários para trabalhar no local. O espaço está sendo projetado em formato de flor e conta com a participação da população na construção, fazendo com que o envolvimento do povo se dê desde o início do projeto.

 malawi1

malawi2

malawi3

malawi4

malawi5

Fotos: Divulgação/Earthsip Biotecture

Veja mais sobre o projeto no vídeo abaixo (em inglês):

[youtube_sc url=”http://youtu.be/_ueoKc3M8qw”]

Para fazer uma doação ou participar como voluntário, clique aqui.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness