Sustentabilidade

Cientistas criam primeiro ônibus do mundo movido a dejetos humanos

por: Redação Hypeness

Alguma vez você já pensou que os seus dejetos pudessem servir para algo? No Reino Unido, eles já têm uma utilidade certa: servir como combustível para veículos.

Essa é a proposta do Bio Bus, que funciona entre o Aeroporto de Bristol e a cidade de Bath, na Inglaterra. O ônibus, controlado pela Bath Bus Company, começou a circular este mês e tem capacidade para 40 pessoas.

Movido a gás biometano, constituído por dejetos humanos e restos de comida, o veículo é totalmente sustentável. O gás é produzido no centro de tratamento de esgoto de Bristol, sob o comando da GENeco. Para se ter uma ideia, a produção anual de esgoto de 5 pessoas é suficiente para encher o tanque do ônibus, o que equivale a uma viagem de 300 quilômetros.

É uma ótima ideia para melhorar a sustentabilidade do transporte público utilizando um combustível não poluente, com um impacto positivo sobre a qualidade do ar. A tempo: os criadores do ônibus garantem que ele não deixa cheiro.

biobus1

biobus2

biobus3

biobus4

biobus5

biobus8

biobus6

biobus7

Os vídeos abaixo (em inglês) mostram o funcionamento do Bio Bus:

Fotos: Divulgação/Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Supermercado transforma pão que não é vendido em cerveja para evitar desperdício