Estilo

Conheça Matera, a cidade italiana que te faz voltar muito atrás no tempo

Eme Viegas - 01/12/2014 às 06:07

A pequena cidade de Matera, também conhecida como “la Città Sotterranea” (A Cidade Subterrânea), na Itália, permanece praticamente intocada desde sua fundação. Esquecida e negligenciada por muitos anos, é um dos locais mais antigos de todo o mundo, apontada como inabitada durante mais de 10 mil anos. As casas esculpidas em pedras, chamadas de “sassi”, serviram como assentamentos para monges no início do cristianismo.

Sua estrutura se mantém homogênea desde então, ou seja, é composta por cavernas e é isso o que a torna tão única. Apesar de parecer ainda extremamente rudimentar, a cidade se destaca no que diz respeito a inovação e experimentação. Entre as invenções mais interessantes que já revelou à humanidade, a criação de uma cisterna, sistema hidráulico, baseada nos largos tanques entre as rochas foi adaptado para distribuir água à comunidade.

Este sistema é um dos exemplos mais antigos e mais bem conservados de bioarquitetura no mundo. Dá até pra visitar um reservatório subterrâneo do tamanho de um campo de futebol que ficou escondido durante muitos anos.

Por todas as suas peculiaridades, a cidade atrai turistas e produções cinematográficas há alguns anos, como o filme “Paixão de Cristo”, estrelado por Mel Gibson em 2004. O turismo, na verdade, tem um papel importante e fundamental em Matera, pois transformou casas decadentes em modernos restaurantes ou residências para artistas nas últimas décadas. Pinturas datadas no século IX permanecem no Sasso Caveoso, enquanto no  Sassi Barisano você pode observar cavernas, igrejas e capelas rupestres.

Não dá pra resistir a um dos lugares mais antigos e curiosos do planeta, olha só:

matera

Matera01

matera2

matera3

matera4

matera5

matera6

matera7

Matera1

matera8

matera9

matera10

matera11

matera12

Fotos: boomsbeatselectitalysimple-holidaysen.wikipedia.org

Publicidade


Eme Viegas
Trabalho com internet e meu escritório é na praia.

Canais Especiais Hypeness