Empreendedorismo

Empreendedor abre empresa milionária que cria produtos verdes a partir de materiais difíceis de reciclar

por: Redação Hypeness

Tudo começou em 2001, quando Tom Szaky era apenas mais um calouro de 19 anos com vontade de mudar o mundo. Depois de passar férias no Canadá e se hospedar na casa de amigos que faziam compostagem com minhocas, Tom teve a ideia de transformar essa prática caseira em business.

Com a volta às aulas na Universidade de Princeton, o estudante deu início a seu plano empresarial. A premissa era simples: usar minhocas para comer resíduos orgânicos e com isso produzir um fertilizante sustentável de primeira qualidade. Alguns empréstimos familiares e uma faculdade trancada depois, nascia a Terracycle, uma empresa hoje milionária.

Muito além dos fertilizantes orgânicos, a Terracycle se especializou em criar novos produtos a partir de materiais difíceis de reciclar. Bitucas de cigarro, cd’s, rolhas, cápsulas de café e esponjas são alguns exemplos de resíduos que podem ser transformados em vasos, molduras, banquinhos, bolsas, estojos e outros objetos.

O grande diferencial da Terracycle está em seu modelo de negócios. De um lado, a companhia conta com a ajuda dos próprios consumidores. Para isso são criadas Brigadas de Coleta de Resíduos menos convencionais. Cada pessoa escolhe o que deseja coletar e pode enviar pelo correio de forma pré-paga. O material arrecadado vale pontos, que podem ser resgatados em dinheiro ou trocados pelos produtos que os designers da empresa desenvolvem.

Na outra ponta, a Terracycle busca apoio corporativo para as Brigadas. Pode ser tanto de uma rede varejista onde os novos produtos serão vendidos ou mesmo o patrocínio da fabricante cujos resíduos estão sendo reaproveitados. Já são mais de 100 grandes apoiadoras somente nos Estados Unidos, envolvendo marcas como Walmart, Target, Colgate, Huggies, Nespresso e Scotch.

Da próxima vez que não souber qual destino dar para algum resíduo em casa, lembre-se que a Terracycle já opera no Brasil.

terracycle34

terracycle42

terracycle38

terracycle40

terracycle35

terracycle36

terracycle41

terracycle39

terracycle32

terracycle30

terracycle27

terracycle19

terracycle49

terracycle54

terracycle52

Conheça o empreendedor que produz plástico biodegradável a partir da tapioca.

Foto destaque via; Imagens 01 a 12 via; Imagem 13 via; Imagem 14 via; Imagem 15 via

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Simples Nacional prorroga prazo de pagamento para aliviar MEI