Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 13 canais no YouTube para aprender e entender mais sobre a vida e o mundo

por: Paulo Moura

É cada vez maior o número de pessoas que vem deixando de ver TV e se adaptando ao hábito de assinar canais no YouTube. No caso de quem se interessa por educação, ciência e conhecimento, há uma vasta oferta de opções. Nessa Seleção Hypeness, compilamos algumas dicas para aprender e entender mais sobre as coisas e o mundo de maneira gratuita e lúdica, e o melhor, sem sair do sofá.

Confira:

1) Manual do Mundo

Nesse canal de ciência brasileiro que há anos figura entre os de maior audiência no YouTube, você aprende de tudo um pouco: como construir determinados equipamentos com objetos do cotidiano, como pregar peças mais científicas nos seus amigos, aprender conceitos de química e física envolvidos em um experimento e muito mais. O canal ideal para os curiosos de plantão que sempre querem aprender algo diferente a cada dia.

2) 8-Bit Philosophy

O que os filósofos Platão e Jean Paul Sartre têm em comum com games do Nes, videogame da década de 1980? Dois cineastas norte-americanos se perguntaram isso para criar uma série de vídeos educativos unindo teorias complexas com jogos clássicos. A primeira animação usou gráficos de “The Legend of Zelda” para dar conta da alegoria da caverna, de Platão. Logo, personagens de Mario viraram proletários explorados que explicam teorias de Karl Marx; e o azulão Megaman se viu atirando no vilão Willy para entender conceitos de Friedrich Nietzsche.

3) Vsauce

O que aconteceria se o Sol desaparecesse de repente? O que poderíamos fazer sem o nosso cérebro? Qual é a resolução do olho humano? Esses são alguns exemplos do repertório de vídeos curiosos desse canal capitaneado por Michael Stevens no YouTube.

4) Numberphile

Esse canal, como o próprio nome já induz, traz os números da nossa vida para o primeiro plano. A ideia é sair do piloto automático e entender aquilo você achava que não tinha uma explicação lógica, seja a arte de cortar um bolo de aniversário de maneira científica, seja a origem do teclado numérico em nossos telefones, ou ainda (como mostra o vídeo abaixo) porque as propagandas de relógios mostram sempre o mesmo horário.

5) AllTime10s

Para quem gosta de listas, esse canal do YouTube é um prato cheio. Vídeos sobre os 10 mais de tudo o que tem direito, desde compilações científicas, coletâneas geográficas e históricas, bem como bizarrices e teorias da conspiração.

6) Minute Physiscs

“Se você não consegue explicar algo de maneira simples, é porque você não entendeu suficientemente bem o assunto”. Essa é a premissa desse canal que se propõe a desvendar os mistérios da física de maneira lúdica e acessível.

7) Big Think

Dentre os quase 10 mil vídeos no ar, destacam-se os mini-depoimentos de especialistas, professores, artistas e intelectuais, sempre com o propósito de inspirar pessoas e empresas.

8) Fora.TV

Esse canal oferece uma coleção de mais de 25 mil vídeos com trechos valiosos de conferências, simpósios, entrevistas e palestras com as maiores mentes do planeta.

9) Google Talks

O Google promove, já há alguns anos, encontros com algumas boas cabeças de várias áreas do conhecimento, tais como filosofia, literatura, artes, música e gastronomia e os disponibiliza gratuitamente na rede.

10) Edutopia

Esse canal, que tem por trás ninguém menos do que o cineasta George Lucas, diretor de obras primas do cinema como a saga “Star Wars”, aborda a inovação no processo educacional, sobretudo na faixa que abrange desde o jardim de infância até o último ano do ensino médio. Uma das áreas mais relevantes do canal é o Schools That Work, dedicado a mapear iniciativas educacionais inovadoras pelo mundo.

11) Wellcome Library

A Wellcome Library, maior biblioteca da história médica do mundo, disponibiliza em um canal exclusivo no YouTube uma imensa coletânea de vídeos sobre saúde, a maioria relacionada a procedimentos cirúrgicos. Material riquíssimo para estudantes de medicina.

12) The Khan Academy

Criado por Salman Khan, o The Khan Academy é considerado por muitos como o futuro da educação. O canal disponibiliza videoaulas sobre todas as disciplinas. Saiba mais sobre ela aqui ou confira o vídeo abaixo.

13) TED Talks

Inspiração é o que não falta nesse canal. Os melhores speeches da conferência de inovação mais importante do planeta para você assistir gratuitamente no conforto da sua casa.

faixa-selecao-hypeness

Publicidade


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ex-Disney, Bella Thorne se tornou diretora de filmes adultos – e já ganhou um prêmio