Arte

Esta artista enxerga 100 vezes mais cores do que uma pessoa normal

por: Redação Hypeness

Enquanto que você enxerga apenas o verde em uma folha de árvore, a artista norte-americana Concetta Antico vê o laranja nas bordas, o roxo na sombra e o azul, como uma espécie de mosaico de cores. Sua aguçada percepção de cores não é apenas fruto da prática da pintura, paixão que desenvolveu ainda criança, mas resultado de uma condição rara – e incrível! – chamada tetracromatismo. Com um receptor de cores a mais nos olhos, ela é capaz de enxergar até 100 vezes mais cores do que qualquer um de nós.

Enquanto que pessoas comuns têm três células cone nos olhos, Concetta possui quatro, o que faz sua percepção de cores aumentar consideravelmente. Trata-se de uma mutação genética, que atinge cerca de 1% da população, e que ainda apresenta mistérios à ciência. A principal dificuldade no estudo do tetracromatismo está em, justamente, encontrar as pessoas afetadas. Isso porque o cérebro nem sempre é treinado para processar toda a informação captada pelos olhos – por pintar desde pequena e ser uma amante das cores, foi mais fácil para Concetta identificar que havia algo de especial sobre sua visão.

Além de contribuir para pesquisas na área, a artista deseja ainda abrir uma escola de arte voltada para daltônicos e uma plataforma online para dar suporte a outros tetracromatas. E, claro, vale a pena conhecer sua arte, que traz cores vibrantes, realmente surreais, que mostram como ela enxerga o mundo.

concetta-antico1

concetta-antico4

concetta-antico2

concetta-antico3

concetta-antico5

concetta-antico6

concetta-antico7

Todas as fotos © Concetta Antico

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Em meio ao debate sobre censura, filme de Marighella é exibido na Globo