Sinal de sofisticação, a companhia aérea Pan Am surgiu em 1920 e teve seu auge nos anos 1960 e 1970. Em fotos incríveis, o fotógrafo Michael Kelley registrou momentos que mais se parecem com um editorial de moda vintage. Os cliques foram feitos no voo entre Los Angeles e Londres, à bordo de um Boeing 747-200.
Com um legado vivo até hoje, todos queriam viajar e trabalhar na Pan Am. Antes do embarque, as aeromoças preparavam a cabine com revistas, headsets, cobertores e travesseiros, sendo quatro delas dedicadas à primeira classe. Feito o embarque, champanhe, petiscos e o menu elegante são entregues aos passageiros. Alcançada a altitude ideal, são servidas refeições quentes, segundo o fotógrafo, de extrema qualidade, com direito a caviar, pães e assados frescos, além do álcool servido à vontade.
Dá uma olhada nas imagens e confira como era charmoso viajar de avião na década de 60:








Os assentos reclinados não atrapalhavam o vizinho de trás. Já na classe econômica, os bancos eram mais estreitos do que aqueles que estamos acostumados hoje, então imagina o sufoco. Apesar disso, após o jantar os passageiros podiam circular livremente pelo avião, sendo que no andar superior – item marcante da frota da Pan Am – havia espaço para jogos de mesa, bebidas, cigarros e longas conversas, sendo um ótimo recurso de entretenimento.
Ao anoitecer, todos retornam aos seus lugares para desfrutar um filme, exibido numa tela para todos como se fosse um cinema.







Apesar de termos ótimos recursos na primeira classe dos dias de hoje, dá uma vontade de pegar esse voo, não é?



Todas as fotos © Michael Kelley