Estilo

Ativista se alimenta somente de alimentos achados no lixo para protestar contra o desperdício

por: Redação Hypeness

Rob Greenfield é um ativista norte-americano de 28 anos que decidiu ver com seus próprios olhos (e estômago) a quantidade surpreendente de alimentos que são desperdiçados todos os dias nos Estados Unidos. De junho a setembro deste ano, ele pedalou de San Diego, na Califórnia, até Nova York e se alimentou apenas com aquilo que encontrou nas lixeiras de supermercados e lojas de conveniência. Se ele passou fome? Greenfield afirma ter se alimentado de forma mais saudável do que muita gente que come em restaurantes.

O projeto foi amplamente divulgado nas redes sociais e, com isso, conseguiu apoio de pessoas em todas as cidades por que passou. Toda vez que ele chegava a um lugar novo, pegava uma carona e ia atrás de lixeiras para resgatar alimentos. Frutas, verduras, grãos e pães, todos eles em boas condições de consumo, eram então expostos em uma área da cidade. Ver o equivalente a milhares de dólares em comida resgatada direto da lixeira funciona, diz Greenfield.

Ele ainda estimulou as pessoas que encontrou durante sua jornada a procurarem por alimentos em suas próprias cidades e fotografarem o desperdício usando a hashtag #DonateNotDump“Doe, não desperdice”, em português, é seu mantra e com isso ele quer dizer que as toneladas de alimentos que são jogados fora poderiam estar alimentando todas as crianças e adultos que passam fome nos EUA. “As estatísticas são grandes – US$ 165 bilhões em comida são jogados fora todos os anos, ou o equivalente à metade dos alimentos que produzimos“, afirma o ativista.

Esta não é a primeira vez que ele atenta para o desperdício de alimentos nos Estados Unidos. Em 2013, Greenfield fez uma viagem de mais de 7 mil quilômetros em que se privou de luxos como água potável, eletricidade e o uso de combustíveis fósseis. Durante essa experiência, cerca de 70% de sua dieta foi baseada em alimentos encontrados no lixo, o que despertou seu interesse pela causa.

donate-not-dump1

donate-not-dump2

donate-not-dump3

donate-not-dump4

donate-not-dump5

donate-not-dump6

donate-not-dump7

donate-not-dump8

donate-not-dump9

Todas as fotos © Rob Greenfield

Na Europa, o francês Baptiste Dubanchet fez uma experiência parecida. Ele foi de Paris a Varsóvia de bike e só se alimentou com produtos descartados. Veja aqui como foi sua experiência.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A coleção de Natal da grife de Rihanna é tudo que você precisa para o fim de ano