Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Rob Greenfield é um ativista norte-americano de 28 anos que decidiu ver com seus próprios olhos (e estômago) a quantidade surpreendente de alimentos que são desperdiçados todos os dias nos Estados Unidos. De junho a setembro deste ano, ele pedalou de San Diego, na Califórnia, até Nova York e se alimentou apenas com aquilo que encontrou nas lixeiras de supermercados e lojas de conveniência. Se ele passou fome? Greenfield afirma ter se alimentado de forma mais saudável do que muita gente que come em restaurantes.
O projeto foi amplamente divulgado nas redes sociais e, com isso, conseguiu apoio de pessoas em todas as cidades por que passou. Toda vez que ele chegava a um lugar novo, pegava uma carona e ia atrás de lixeiras para resgatar alimentos. Frutas, verduras, grãos e pães, todos eles em boas condições de consumo, eram então expostos em uma área da cidade. “Ver o equivalente a milhares de dólares em comida resgatada direto da lixeira funciona“, diz Greenfield.
Ele ainda estimulou as pessoas que encontrou durante sua jornada a procurarem por alimentos em suas próprias cidades e fotografarem o desperdício usando a hashtag #DonateNotDump. “Doe, não desperdice”, em português, é seu mantra e com isso ele quer dizer que as toneladas de alimentos que são jogados fora poderiam estar alimentando todas as crianças e adultos que passam fome nos EUA. “As estatísticas são grandes – US$ 165 bilhões em comida são jogados fora todos os anos, ou o equivalente à metade dos alimentos que produzimos“, afirma o ativista.
Esta não é a primeira vez que ele atenta para o desperdício de alimentos nos Estados Unidos. Em 2013, Greenfield fez uma viagem de mais de 7 mil quilômetros em que se privou de luxos como água potável, eletricidade e o uso de combustíveis fósseis. Durante essa experiência, cerca de 70% de sua dieta foi baseada em alimentos encontrados no lixo, o que despertou seu interesse pela causa.
Todas as fotos © Rob Greenfield
Na Europa, o francês Baptiste Dubanchet fez uma experiência parecida. Ele foi de Paris a Varsóvia de bike e só se alimentou com produtos descartados. Veja aqui como foi sua experiência.
Publicidade
Será que você tem feito realmente questão de se sentir vivo? Não falamos de respirar bem, de não sentir dores no...
Sabe aqueles dias mais frios, quando sua mão quase congela para segurar o celular enquanto você conversa com...
A Internet está indo à loucura com um avô de 84 anos fazendo sucesso no Instagram, por conta de seus looks...
Durante todos os anos da sua vida, é bastante provável que você tenha comido maçã do jeito errado. O mesmo...
Parece bizarro, mas a marca Shwood acaba de lançar a Stone Collection: uma edição de óculos de sol de pedra. Depois...
Por mais que muitos pensem a indústria da moda como algo frívolo e vazio, o fato é que se trata de uma das forças...
Quantas vezes ao tentar fazer uma coisa nova você não conseguiu sair do zero? Será que isso quer dizer que você...
Em muitas comunidades afegãs, é um costume proibir as mulheres de andar de bicicleta. Mas, muitas vezes, o que elas...
Blake Baer e Jack Bittner, de apenas 17 e 18 anos, são dois jovens americanos com duas paixões comuns: as...