Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Nós já vimos arte espalhada pelas ruas de todos os jeitos, formas e desenhos possíveis. Mas o que chama a atenção na street art de Mona Caron são as enormes plantas que ela pinta pelo mundo, criando murais impressionantes e aplicando um pouco de verde à cidade, mesmo que seja de mentirinha.
Inspirada pela resistência das ervas daninhas, a artista suíça criou a série “Weeds“, dedicada somente a retratar essas e outras plantas que insistem em sobreviver no meio da selva de pedra, como por exemplo no meio de rachaduras. Vistas com pouco valor e até mesmo um descaso, elas teimam em crescer e agora ganharam o devido reconhecimento, numa escala tão grande que possivelmente não iriam alcançar.
Dedicada, Mona ainda criou vídeos e GIFs que representam exatamente essa invasão incansável das plantinhas. “Encontro espécies invasoras nas ruas, bem como flores silvestres benígnas; ervas e plantas medicinais sem utilidade para nós. Acho-as lindas, independentemente, e pinto todas“, escreveu.
Além de ter um significado bem interessante, a arte de Mona encanta e não tem como ser desprezada como as ervas daninhas. “A ação das ervas daninhas urbanas é simbólica em relação a multidões invisíveis de seres vivos sem valor, independentemente da sua origem, que existem nas margens. Eles podem perturbar quando seus números já não puderem ser ignorados. Mas, no contexto de ambientes sufocados, esses seres indesejáveis são os primeiros a esculpirem um caminho para o resto da natureza se seguir, em devido tempo”.
Abaixo um vídeo (e fotos) com a street art de Caron ganhando vida:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=5Hp7CNzKUss”]
Hoje a artista vive em San Francisco, EUA, mas seus trabalhos já passaram por outras cidades americanas, pela Suíça, Espanha, Bolívia ou Brasil.
Todas as fotos © Mona Caron
Publicidade
O nigeriano Eli Waduba não lembra de nenhum momento de sua vida, mesmo retornando às mais remotas lembranças de...
O artista iraniano Farhad Moshiri criou uma instalação artística feita com facas enfiadas na parede. Muito...
Quando Bradley Nowell morreu, no dia 25 de maio de 1996, deixou muitos amores para trás: o Sublime, banda formada oito...
O FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - completa 20 anos e, o que começou com a internet como...
Como alguém rouba uma árvore? Nós, reles mortais, podemos pensar em roubar uma manga direto do pé por trás de um...
Os relacionamentos são recheados de surpresas e presentes inusitados, sejam pelo bem ou pelo mal da relação, já que...
No passado, os livros de botânica, de animais e da natureza em geral eram ilustrados por pinturas nas quais artistas...
Localizado entre um utensílio e uma obra de arte, o trabalho da ceramista francesa Cassandre Bouilly é essencialmente...
“Acredito que procurar por respostas é indispensável na vida, e olhar para as coisas de jeitos diferentes pode nos...