Sustentabilidade

Companhia pública de água na Itália permite que pessoas paguem contas em atraso com trabalho voluntário

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

Quando a crise bateu na porta da Itália, muita gente já não tinha dinheiro sequer para pagar as contas de água. O aumento da inadimplência em serviços básicos como esse precisava de uma solução criativa. E foi o que a companhia pública de fornecimento de água da Província de Cremona, a Padania Acque Gestone, ofereceu aos usuários de seus serviços: para evitar o corte do abastecimento de água, moradores da região passaram a poder pagar a conta com trabalho voluntário.

A partir de janeiro de 2015, os consumidores inadimplentes poderão pagar as suas contas de água atrasadas com diferentes atividades sociais, que vão desde passar algumas horas com idosos até cuidar de jardins públicos da cidade. As horas de voluntariado são convertidas em uma espécie de crédito em litros de água a serem consumidos.

O projeto foi batizado de Banco D’Água e deve beneficiar apenas famílias que se encontrem em sérias dificuldades financeiras. O cadastro destas famílias será realizado através de agentes sociais e um comitê ético irá avaliar caso a caso para que aproveitadores não se beneficiem do programa. A iniciativa foi inspirada em uma ação semelhante aplicada na cidade de Cremona em 2009, quando moradores da região tinham a opção de pagar suas contas de gás e energia elétrica com voluntariado.

voluntalia1

Foto: Alessio Mesiano.

Publicidade Anuncie


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
MacRebur: empresa que constrói estradas com plástico retirado dos oceanos