Os usuários das estações de trem e metrô tem um dilema básico na hora do rush, que é simplesmente tentar sobreviver para chegar ao destino desejado. Dramas à parte, é praticamente impossível encontrar um espaço nas estações no meio de tanta gente e bagunça, num horário onde a maioria está indo ou saindo do trabalho. E pior: todos querem pegar o primeiro vagão que veem pela frente e, mesmo quem não quer, acaba entrando de qualquer jeito.
Pensando no sufoco que é enfrentar isso todos os dias, a companhia holandesa de trens NS, em parceria com a ProRail, resolveu implantar uma sinalização nas estações com o intuito de organizar e sinalizar os usuários sobre a lotação do próximo trem a chegar e quais vagões estão menos cheios. Além disso, o país das bicicletas não poderia se esquecer delas, mostrando também informações importantes para quem vai embarcar na companhia das magrelas.
Após muita pesquisa de idealização e infraestrutura, o resultado mais confortável, rápido e seguro foi aplicar painéis de LED, suspensos ao longo de 180 metros da plataforma, utilizando as cores vermelha, laranja e verde para indicar a ocupação dos vagões e o número de assentos vazios.
Antes de se expandir a nível nacional, o sistema passou por um projeto piloto de três meses em 2013, na estação ferroviária Den Bosch, e foi muito bem sucedido, com avaliação elevada pelos usuários. Curiosamente, um app para celular com as mesmas informações também foi testado e não atingiu o resultado desejado.
Já podemos implantar a ideia no Brasil? O vídeo abaixo mostra o funcionamento dos painéis, olha só:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=xZKA02SHV2Y”]








Todas as fotos © Edenspiekermann