Sustentabilidade

Projeto de lei de táxi compartilhado é aprovado em São Paulo

por: Redação Hypeness

Na tentativa de diminuir o fluxo de veículos nas ruas e incentivar o uso de transporte público, a Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo (SP) aprovou o projeto de lei 770/2013, que determina a existência dos chamados táxis compartilhados. Trata-se de veículos cadastrados que farão rotas específicas e poderão ser divididos por dois, três ou quatro passageiros.

A ideia é que os táxis compartilhados operem de segunda a sexta, das 6h às 24h, em rotas que têm como ponto de partida estações de ônibus, metrô e trens e que vão até pontos da cidade que concentram movimento, como shoppings e parques. O taxímetro fica desligado e o taxista cobra um valor fixo por trecho, conforme tabela. Assim, quanto mais gente no táxi, mais barato fica. A vantagem é tanto para o passageiro, que economiza na corrida, quanto para o motorista, que não ficaria mais parado ou circulando em busca de passageiros.

Se na década de 60, de cada mil deslocamentos na região metropolitana de São Paulo, 81 eram feitos por meio de táxi, hoje esse número caiu para apenas dois. “Queremos incentivar o uso do táxi como um transporte público. Já que circulam nos corredores de ônibus, os táxis devem ser melhor aproveitados, com custo mais baixo para a população“, explicou o vereador Ricardo Young, autor do projeto. A adesão dos taxistas será voluntária e os táxis cadastrados vão contar com uma série de identificações visuais dentro e fora do veículo, indicando rotas e tarifas.

O sistema de táxi compartilhado já existe em Belo Horizonte (MG) e transporta cerca de 12.500 passageiros por dia. A lei, aprovada na Câmara, precisa ainda ser analisada e sancionada pelo prefeito Fernando Haddad. No entanto, o primeiro passo está dado:

taxic-compartilhado

Foto © André Porto/Metro

taxic-compartilhado2

Foto © Brasil Post

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Iniciativa ensina comunidade de Paraisópolis a plantar alimentos em casa