Roteiro Hypeness

Conheça a marca que coloca o design acima de tudo há quase um século

por: Paulo Moura

Prestes a completar 90 anos, a marca dinamarquesa Bang & Olufsen, um ícone mundial no segmento de áudio e vídeo, com fãs do porte de Paul McCartney, Madonna e Sting, acaba de abrir uma incrível loja conceito no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. O Hypeness esteve lá para conferir!

Venha com a gente no Roteiro Hypeness da semana:

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Inovação é o DNA da Bang & Olufsen ou simplesmente B&O. Não faltam marcos em sua trajetória que atestam isso: é dela a primeira soundbar do mercado, o primeiro sistema multi-room, a primeira TV de tela plana, o primeiro leitor de CDs vertical, e por aí vai…

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Mas não se trata apenas de inovar por inovar. “Inovação tem que ser algo que surpreenda o consumidor e perdure no tempo”, afirma António Vilares, gerente de negócios da empresa na América Latina. Seus produtos de áudio e vídeo levam de três a seis anos para serem desenvolvidos e com um detalhe: todos são testados um a um e contam com um certificado de garantia assinado manualmente.

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Fundada pelos colegas de faculdade de engenharia Peter Bang e Svend Olufsen na Dinamarca em 1925, a empresa respira design desde o princípio. Não é por acaso que a B&O é a empresa com maior número de produtos no acervo fixo do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

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A marca se tornou referência mundial baseada em um princípio básico: a tecnologia deve servir as pessoas e não vice-versa. “Por isso, na B&O quem dá a última palavra sempre é o designer.  Somos a única companhia do setor de eletroeletrônicos no mundo cuja engenharia está submetida ao departamento de criação. Ou seja, antes de definirmos os componentes eletrônicos, um departamento batizado de Idealand determina o design ideal para um equipamento projetado visando um público específico”, comenta Vilares.

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Com duas fábricas, uma na Dinamarca e outra na República Tcheca, a empresa conta hoje com 650 lojas no mundo e 2200 funcionários. A loja brasileira segue o padrão mundial – toda a concepção do espaço, que conta com 250 m2, foi inspirada em galerias de arte, com estações bem definidas de produtos.

Todas as fotos © Rodrigo Albuquerque

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Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

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