Criatividade

6 projetos incríveis feitos somente com folhas de papel

por: Redação Hypeness

Em épocas em que podemos fazer quase tudo usando os efeitos do Photoshop e as maravilhas do mundo digital, vivemos um processo de valorização das artes manuais, feitas delicadamente à mão, em um processo mais demorado, onde erros do processo artesanal acontecem, mas que dão um charme irresistível aos projetos.

Para celebrar a arte manual e para nos reapaixonarmos pelo papel, o Hypeness apresenta uma lista dos 6 projetos feitos com esta matéria-prima que mais nos impressionaram nos últimos tempos. Todos eles exigem um trabalho minucioso, intenso e apaixonado, mas o resultado compensa todo o esforço.

Dá uma olhada:

1. Esculturas de papel do artista Irving Harper

Um dos grandes mestres do design do século XX, Harper está perto de celebrar 100 anos de vida, mas sua veia criativa continua bem acesa. Ele diz que o papel é uma mídia versátil e que não faz nenhum rascunho, simplesmente cria. O resultado está reunido em um livro chamado Works in Paper (“Trabalhos em Papel”), lançado pela editora Skira Rizzoli, onde são apresentadas as incríveis esculturas que Harper fazia nas horas vagas.

Dá uma olhada:

PaperArt1

PaperArt2

PaperArt3

2. O origami de elefante em tamanho real feito com apenas uma folha de papel

Até fica difícil acreditar, mas a verdade é que o artista suíço Sipho Mabona criou uma réplica de elefante com apenas uma folha e em tamanho real. O trabalho exigiu paciência, matemática, uma dúzia de assistentes e quatro semanas de dedicação, para se chegar nessa obra de 10 metros de altura.

Esqueça tudo o que você já leu, viu e ouvir sobre a arte do origami e veja isso:

PaperArt4

PaperArt5

PaperArt6

Veja mais aqui.

3. A menina de 4 anos que cria vestidos de papel

Foi uma das grandes revelações da internet em 2014: Mayhem, com apenas 4 anos, já era capaz de transformar pedaços de papel em obras de vestuário bonitas e coloridas. A mãe, Angie, registrou o trabalho e espalhou-o pelo mundo afora e, apesar de dar uma ajuda em algumas obras mais complexas, garante que “a Mayhem constrói muito mais do que a maioria das pessoas provavelmente imagina”. E acrescenta: “essa é uma das melhores coisas deste projeto, eu vejo seu aprendizado de novas habilidades a cada dia”.

Nós ficamos maravilhados, olha só:

PaperArt7

PaperArt8

PaperArt9

Veja mais aqui.

4. A exposição de papel que faz parecer que estamos andando dentro de uma pintura 3D

Uma das exposições mais surreais dos últimos tempos, em Los Angeles, fez acreditar que era possível pisar dentro de uma pintura, por meio de uma instalação com milhares de folhas de papel penduradas. A responsável por isso foi a artista Jacob Hashimoto, que combina técnicas tradicionais de pipa e pintura em ambientes esculturais.

O resultado você confere abaixo:

PaperArt10

PaperArt11

PaperArt12

Veja mais aqui.

5. A arte de Yulia Brodskaya

A artista russa baseada em Londres é uma das nossas preferidas na arte de manobrar papel, e tem uma capacidade extraordinária de nos surpreender. Combinando composições de papel, cores e muita imaginação, o que resulta em belas obras, Yulia Brodskaya vai te conquistar também:

PaperArt13

PaperArt14

PaperArt15

6. Um stopmotion com animais feitos com lenços de papel

Pense em um lenço de papel e em como ele é fino, e agora imagine manobrá-lo para criar figuras de animais. Difícil, mas tarefa rotineira para a japonesa Yuki Ariga, que fez um trabalho hipnotizante para a fabricante japonesa de papel Nepia através de um vídeo em stopmotion, onde é possível ver apenas umas mãos (talvez as da artista) e os animais que elas vão formando com o papel.

A música, que inclui sons de cada um dos animais, completa o cenário. Vale a pena apertar o play:

E agora que a inspiração está lá no alto, depois de ver o talento desses artistas, o Hypeness tem uma dica para te dar. Uma das coisas em que a tecnologia mudou (muito!) nossas vidas foi ao nos livrar de transportar materiais e aparelhos desnecessários. A internet torna tudo mais simples, porque faz esse trabalho por nós. E isso nos ajuda, por exemplo, em viagens (para quê levar guias de tamanho bíblico se você pode levar apenas um tablet?), nos estudos (o mesmo vale para os livros) e em quase todas as áreas da nossa vida.

Por isso, e como fãs de tecnologia, curtimos muito a proposta da Ink Advantage, que é uma impressora capaz de fazer todo o trabalho sem fio. Com o seu smartphone, tablet, notebook, enfim, o que quiser, você pode imprimir, digitalizar ou copiar qualquer projeto via wireless, deixando de lado todo aquele processo nem sempre prático de ligar um cabo ao aparelho. E você sabe como isso pode ser útil naqueles momentos de aperto na faculdade em que, no dia do deadline, tudo parece correr mal.

PaperArt

E se você quiser dar uso à impressora e, principalmente, à sua imaginação, a HP, marca responsável pela Ink Advantage, lançou o Mundo de Ideias, um espaço virtual feito para te inspirar a transformar seu dia a dia usando papel e impressora. Porque as possibilidades são infinitas (basta ver os projetos que a gente mostrou acima), o Mundo de Ideias é feito por um time de blogueiras que vai dando dicas e estimulando sua criatividade, em áreas como decoração, moda e lazer. Vale a pena conhecer.

PaperArtExtra

Para saber mais, clique aqui.

artigo-patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mercado cria ‘leve mais pague mais’ para compras de álcool gel na Dinamarca