Para realizar grandes percursos e subir ao topo de montanhas exuberantes são necessários equipamentos de segurança, certo? Errado. Para Kevin Jorgeson e Tommy Caldwell o mais legal é utilizar somente as mãos e os pés na hora de escalar, arriscando suas vidas como muitos jamais teriam coragem.
O novo desafio da dupla é alcançar o topo do monólito de granito El Capitan, que fica a 3 mil metros de altura do chão, dentro do parque nacional de Yosemite, na Califórnia. O caminho feito por eles, através da chamada “Dawn Wall”, é considerado por muitos como a subida mais longa e difícil do mundo, que se torna ainda mais complicada por conta da falta de equipamentos.
No caso, a escalada livre inclui somente o uso de cordas como equipamento de segurança para protegê-los de uma queda, e não como auxílio para subir. As fotos mostram os dedos de ambos empoeirados e cortados, já que não usam luvas. Quando há tempo para descanso, as tendas suspensas em meio às montanhas podem aliviar a dor. A força de vontade é o principal combustível na empreitada, além de muito foco, concentração e preparação física, além de, neste caso, sete anos de treino.
Os rapazes estão há 10 dias em busca do sonho e têm somente uma semana restante de acordo com o prazo estipulado. Será que eles vão conseguir?















Todas as fotos © Big UP Productions e Tom Evens