Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Deficientes visuais conseguem viver uma vida normal, compensando a falta da visão com os demais sentidos. Contudo, há atividades simples do cotidiano que ainda são desafios para essas pessoas. Ler o prazo de validade de um produto, escolher a lata certa no armário ou verificar a cor de uma peça de roupa são coisas que, na maioria das vezes, é impossível fazer sozinho. E para isso você pode ajudar.
O dinamarquês Hans Jørgen Wilberg inventou o Be My Eyes, um inovador aplicativo de celular bastante simples que permite que qualquer pessoa possa “emprestar” sua visão por alguns segundos. O app, que foi inspirado no FaceTime do iOS, funciona como um sistema de câmera direta que conecta deficientes visuais com voluntários e permite que por meio da fala e da imagem, problemas como a data de validade de uma caixa de leite possam ser resolvidos em poucos segundos.
Ao entrar no aplicativo, você escolhe se é um voluntário ou um deficiente visual – no segundo caso, o app oferece toda a acessibilidade necessária para se conectar à outra pessoa – e aguarda até que um pedido de ajuda seja enviado. As orientações do voluntário são feitas por escrito e o aplicativo consegue lê-las em voz alta para a pessoa com deficiência visual. “O aplicativo foi muito bem recebido pela comunidade de deficientes visuais. O app permite obter ajuda em momentos que pode ser inconveniente pedir ajuda a vizinhos ou a um amigo e você não precisa pedir mil desculpas para solicitar ajuda“, explica Wilberg.
Apesar de parecer estranho alguém que tenha dificuldades para enxergar use um smartphone, a Apple oferece opções bastante interessantes de acessibilidade desde o iOS 3, o que tem conquistado muitos usuários com deficiência. Lançado este ano, o aplicativo já tem mais de 1.500 deficientes visuais cadastrados e cerca de 17.800 voluntários. O app é gratuito e está disponível para iOS.
Be My Eyes – helping blind see from Be My Eyes on Vimeo
Todas as fotos © Be My Eyes
Publicidade
Quando Jérôme Jarre leu a notícia de que uma criança havia morrido na Somália graças à falta de água que assola...
"O mundo tá cheio de problemas. Mas vamos falar a real, você não tá nem aí". Essa frase provocativa é o que...
Ganhar presentes pode ser decepcionante às vezes, mas quando ele mostra que a pessoa te conhece de verdade é bom...
A bela Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro, ganhou mais um motivo para se orgulhar. A mobilização solidária de...
A Islândia não apenas tem uma Ministra de Igualdade de Gênero, mas também investe em diversas leis relacionadas ao...
Por trás de todo preconceito há sempre uma mentira que os covardes não tem coragem de enfrentar, e a reproduzem a...
Empenhados em celebrar a experiência do consumidor em todas as suas esferas, a Amazon lançou a Semana do Consumidor...
Há algum tempo nós falamos aqui sobre a incrível história da menina Iris Grace Halmshaw. Diagnosticada com autismo...
Uma cena impressionante marcou o Centro de Juazeiro do Norte, no Ceará, no último sábado (6). Um cachorro vira-lata,...