Sustentabilidade

Bill Gates apresenta sistema que transforma esgoto em água potável e energia

08 • 01 • 2015 às 06:31
Atualizada em 08 • 01 • 2015 às 08:13
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Depois do ônibus que usa esgoto como combustível, uma nova engenhoca promete transformar nossos dejetos em água e energia elétrica. A ideia é mais uma das investidas filantrópicas de Bill Gates.

Através da Bill and Melinda Gates Foundation, o fundador da Microsoft desafiou pesquisadores a desenvolver uma solução que fosse capaz de transformar dejetos humanos em água potável e eletricidade. O resultado do desafio foi a criação do Janicki Bioenergy Omni Processor, em uma parceria do executivo com o engenheiro Peter Janicki

A máquina é capaz de reunir o esgoto produzido por uma comunidade de 100 mil pessoas, extraindo deste 86 mil litros de água e 250kw de eletricidade diariamente. O objetivo do projeto não é apenas prever uma solução sustentável para nossos dejetos, mas auxiliar comunidades em países em desenvolvimento, onde os sistemas de saneamento costumam ser caros e ineficientes. O equipamento pode ser adaptado para uso em comunidades mais ou menos populosas.

A primeira localidade a receber o Janicki Bioenergy Omni Processor será Dakar, no Senegal, onde o recurso será testado em fevereiro deste ano.

O vídeo abaixo mostra a máquina em funcionamento (em inglês):

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=bVzppWSIFU0&feature=youtu.be”]

amni2
Foto via The Gates Notes

omi1
Foto via Janicki Bioenergy

omni3
Foto via Janicki Bioenergy

omni4
Foto via The Gates Notes

omni5
Foto: Reprodução YouTube

omni6
Foto: Reprodução YouTube

omni7
Foto: Reprodução YouTube

Saiba mais sobre o Janicki Bioenergy Omni Processor.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness