Inovação

Cientistas noruegueses querem criar plantações no espaço

por: Redação Hypeness

Estação Espacial Internacional (NASA) criou um laboratório espacial que orbita a cerca de 340 km da Terra, onde cientistas e engenheiros fazem descobertas e experimentos verdadeiramente relevantes e inovadores. Mas, para isso, cada membro da equipe precisa de 30 kg de água, comida e ar diários para sobreviver. Isso implica carregar naves com toneladas de mantimentos, o que gera um custo enorme às viagens espaciais. Mas e se os alimentos e o oxigênio pudessem ser gerados na própria Estação Espacial?

Esse é o objetivo de uma equipe de cientistas noruegueses que está testando a viabilidade de criar hortas espaciais. Chamado de Time Scale, o projeto tem duração estimada de 10 anos e tem como primeiro passo estudar o cultivo de plantas em ambientes de microgravidade. Se der certo, este seria o primeiro passo para termos plantações na Lua e em Marte em um futuro não tão distante. “Um dos maiores desafios que enfrentamos é administrar o volume correto de água e nutrientes para as plantas em uma gravidade tão baixa“, explicou Ann-Iren Kittang Jost, pesquisadora na Universidade de Ciência e Tecnologia de Trondheim, na Noruega, e responsável pelo projeto.

Um módulo especial será adaptado na Estação Espacial Internacional para cultivar as plantas e garantir que o ar que circula é suficiente. Não se sabe ainda ao certo quais espécies serão testadas, mas plantas como alface, tomates-cereja e soja já foram discutidos. Apesar de o ambicioso projeto ainda estar engatinhando, as possibilidades são promissoras. O cultivo de plantas no espaço poderia garantir a alimentação dos astronautas, enquanto que os resíduos produzidos seriam usados como fertilizante, criando mais oxigênio e mais alimentos.

horta-espaco

Foto © NASA

horta-espaco2

Concepção artística de como seria uma plantação espacial. Foto © NASA

horta-espaco3

 

Módulo em que as plantas serão cultivadas.

Foto © NTUNU/CIRIS

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Green Week’ contraria Black Friday e doa dinheiro de vendas para defesa do meio ambiente