Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em Piracanga, no sul da Bahia, há uma escola que dispensa a lousa, os uniformes, o caderno e a chamada. Com a proposta de uma Educação Viva, em que a criança vive em um ambiente protegido em que pode ser livre, a Escola Viva Inkiri dá suporte à educação de cerca de 30 crianças.
“O intuito é manter a criança concentrada em si mesma, consciente do que quer e do que está fazendo aqui, neste planeta“, afirma a escola, que leva espiritualidade a sério e acredita que cada criança já nasce com tudo aquilo que precisa para viver: da felicidade às habilidades.
Diferente de qualquer escola a qual estamos acostumados, a Escola Livre se baseia na criatividade espontânea e permite que a criança escolha as atividades que deseja desenvolver – seja a pintura, o teatro, a marcenaria ou uma soneca. “Fica evidente a importância de não propor tarefas, sejam elas aulas olhando para o quadro ou uma atividade artística. A vontade deve vir da criança“, afirma a escola, que funciona desde 2008 sob a coordenação da educadora uruguaia Ivana Jauregui.
Ivana teve a ideia de criar uma escola diferente ao dar à luz seu primeiro filho e, após viajar o mundo em busca de métodos para educação livre, encontrou em Piracanga a oportunidade de dar início à Escola Livre Inkiri. O ambiente possui áreas para atividades de marcenaria, uma cozinha, uma sala de leitura e, apesar de as crianças serem livres para “fazerem o que têm vontade”, a convivência na escola é pautada por valores como o respeito e organização. A metodologia usada pela escola é radicalmente diferente dos modelos tradicionais, o que nos faz repensar sobre o padrão lousa-caderno. “Na escola, o aprendizado está enxugado e limitado dentro de uma casinha, com um professor, um quadro e colegas com folhas em branco para responder. Mas a gente não aprende só quatro horas. Aprende o tempo inteiro. Como fica o resto do dia?“, questiona a educadora.
A proposta da escola está intimamente ligada aos preceitos sobre os quais vive a Comunidade Inkiri, em Piracanga. Criada por um casal de portugueses, a comunidade acredita na espiritualidade e nas relações sustentáveis com a natureza como forma de viver plenamente e em paz. Ao todo, lá habitam 5 bebês, 19 crianças, 9 jovens e 30 adultos. Todos eles vivem de forma simples e equilibrada, fabricando seus próprios produtos e confiando na espiritualidade. Além da Escola Livre Inkiri, a comunidade também oferece a Universidade Livre Inkiri, um programa voltado para jovens que buscam a mesma proposta de iluminação e transformação interna, e a Escola das Artes, um espaço voltado para a liberdade de se expressar artisticamente. Além dos moradores, a comunidade recebe visitas de pessoas de todo o mundo para a participação nas escolas e nos cursos ofertados.
Saiba mais nos vídeos abaixo:
Escola Viva Inkiri
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=nL8YSx8Ya2o”]
Comunidade de Piracanga
piracanga from Guga Pera on Vimeo
Todas fotos © Escola Viva Inkiri
Publicidade
Não são poucos aqueles que colocam na conta de 2014 a pecha de um ano cheio de complicações e problemas. Contudo,...
Muito bacana essa ideia de usar o fluxo da água da torneira para gerar energia elétrica que o produto ES Pipe...
A onda de legalização da maconha por todos os EUA vem criando uma série de novos produtos derivados da planta, em...
Junto dos presentes e do espírito de encontro familiar, o natal é também sinônimo de verdadeiras orgias...
O Hypeness foi convidado para uma viagem de imersão ao Vale do Silício, em São Francisco (CA), nos Estados Unidos....
Quem, quando era criança, não ficava imaginando mil cenários diferentes para suas brincadeiras? Super efeitos...
Transportar um pet pela cidade nunca é tarefa simples: seja de carro, seja caminhando com uma coleira, ou, ainda mais...
A internet, você sabe, está cheia de fotos e vídeos divertidos de animais. São tantos memes, gifs e montagens com...
A empresa SPFX Masks criam máscaras super realistas de zumbis, negros, velhos e por aí vai. Nos EUA tem ladrão...