Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em Piracanga, no sul da Bahia, há uma escola que dispensa a lousa, os uniformes, o caderno e a chamada. Com a proposta de uma Educação Viva, em que a criança vive em um ambiente protegido em que pode ser livre, a Escola Viva Inkiri dá suporte à educação de cerca de 30 crianças.
“O intuito é manter a criança concentrada em si mesma, consciente do que quer e do que está fazendo aqui, neste planeta“, afirma a escola, que leva espiritualidade a sério e acredita que cada criança já nasce com tudo aquilo que precisa para viver: da felicidade às habilidades.
Diferente de qualquer escola a qual estamos acostumados, a Escola Livre se baseia na criatividade espontânea e permite que a criança escolha as atividades que deseja desenvolver – seja a pintura, o teatro, a marcenaria ou uma soneca. “Fica evidente a importância de não propor tarefas, sejam elas aulas olhando para o quadro ou uma atividade artística. A vontade deve vir da criança“, afirma a escola, que funciona desde 2008 sob a coordenação da educadora uruguaia Ivana Jauregui.
Ivana teve a ideia de criar uma escola diferente ao dar à luz seu primeiro filho e, após viajar o mundo em busca de métodos para educação livre, encontrou em Piracanga a oportunidade de dar início à Escola Livre Inkiri. O ambiente possui áreas para atividades de marcenaria, uma cozinha, uma sala de leitura e, apesar de as crianças serem livres para “fazerem o que têm vontade”, a convivência na escola é pautada por valores como o respeito e organização. A metodologia usada pela escola é radicalmente diferente dos modelos tradicionais, o que nos faz repensar sobre o padrão lousa-caderno. “Na escola, o aprendizado está enxugado e limitado dentro de uma casinha, com um professor, um quadro e colegas com folhas em branco para responder. Mas a gente não aprende só quatro horas. Aprende o tempo inteiro. Como fica o resto do dia?“, questiona a educadora.
A proposta da escola está intimamente ligada aos preceitos sobre os quais vive a Comunidade Inkiri, em Piracanga. Criada por um casal de portugueses, a comunidade acredita na espiritualidade e nas relações sustentáveis com a natureza como forma de viver plenamente e em paz. Ao todo, lá habitam 5 bebês, 19 crianças, 9 jovens e 30 adultos. Todos eles vivem de forma simples e equilibrada, fabricando seus próprios produtos e confiando na espiritualidade. Além da Escola Livre Inkiri, a comunidade também oferece a Universidade Livre Inkiri, um programa voltado para jovens que buscam a mesma proposta de iluminação e transformação interna, e a Escola das Artes, um espaço voltado para a liberdade de se expressar artisticamente. Além dos moradores, a comunidade recebe visitas de pessoas de todo o mundo para a participação nas escolas e nos cursos ofertados.
Saiba mais nos vídeos abaixo:
Escola Viva Inkiri
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=nL8YSx8Ya2o”]
Comunidade de Piracanga
piracanga from Guga Pera on Vimeo
Todas fotos © Escola Viva Inkiri
Publicidade
Um pote de vidro de um litro é todo lixo produzido em um ano pela família de franceses composta por Bea Johnson, de...
A impressão em 3D continua impressionando em seus primeiros anos de vida. Dessa vez, é graças a ela que um garoto de...
Se o mercado gastronômico conta com baristas e sommeliers, então por que não teríamos o ganjier? Profissão criada...
O que você faria para salvar seu filho? A resposta da maioria dos pais seria: tudo. E foi isso que um casal fez ao...
Os viajantes não costumam ter sempre um lugar confortável para dormir, então por que não facilitar a vida deles...
Hoje em dia é cada vez mais comum ouvirmos histórias de pessoas que mudaram de profissão no meio do caminho e...
Infelizmente, não é só aqui que enfrentamos uma triste realidade. No Japão, abuso sexual nos metrôs também são...
Normalmente, meninas de 11 anos brincam de boneca e casinha. Asia Newson, de Detroit, nos Estados Unidos, foge um...
Agora, mesmo antes de nascer, as crianças já estão cercadas pelo mundo da tecnologia. Não é exagero. É que foi...