Inovação

Conheça a tecnologia que pode fazer uma pessoa com paralisia voltar a andar

por: Redação Hypeness

A tecnologia que contribui para uma medicina mais inteligente e capaz de prolongar e tornar vidas melhores acaba de dar um novo passo. Em breve, um dispositivo criado por pesquisadores suíços poderá fazer com que uma pessoa com paralisia volte a andar. Trata-se de uma fita eletrônica flexível que pode ser implantada na medula espinhal do paciente, emitindo impulsos elétricos e químicos que estimulam os nervos e, consequentemente, permitem os movimentos.

O dispositivo, chamado de e-Dura, foi criado por pesquisadores da École Polytechique Fédérale de Lausanne, na Suíça, e imita o tecido macio e flexível que nós temos ao longo da espinha (o dura máter), evitando que o dispositivo seja rejeitado pelo organismo. Em testes realizados, ratos cuja medula espinhal havia sido danificada conseguiram voltar a andar após algumas semanas de treinamento. “Isso abre novas possibilidades terapêuticas para pacientes que sofrem de traumas neurológicos ou doenças, especialmente indivíduos que ficaram paralíticos devido a uma lesão na coluna“, afirma Stéphanie Lacour, uma das responsáveis pelo projeto.

Feito com uma liga de ouro especial e um silicone extremamente flexível, o e-Dura permitiria que o paciente realizasse movimentos naturais sem sentir dor ou causar inflamação na região. Enquanto que os impulsos elétricos tomam a vez do cérebro ao estimular a espinha e comandar os movimentos, os componentes químicos presentes na fita auxiliam a reanimar as células nervosas do tecido deteriorado. Os testes em humanos estão programados para começar em junho de 2015. Estima-se que, uma vez implantada, a fita poderia durar até 10 anos no organismo.

e-dura1

e-dura2

e-dura3

Todas as fotos © École Polytechique Fédérale de Lausanne

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante cria produto que remove agrotóxicos dos alimentos e chama atenção no mercado