Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A tecnologia que contribui para uma medicina mais inteligente e capaz de prolongar e tornar vidas melhores acaba de dar um novo passo. Em breve, um dispositivo criado por pesquisadores suíços poderá fazer com que uma pessoa com paralisia volte a andar. Trata-se de uma fita eletrônica flexível que pode ser implantada na medula espinhal do paciente, emitindo impulsos elétricos e químicos que estimulam os nervos e, consequentemente, permitem os movimentos.
O dispositivo, chamado de e-Dura, foi criado por pesquisadores da École Polytechique Fédérale de Lausanne, na Suíça, e imita o tecido macio e flexível que nós temos ao longo da espinha (o dura máter), evitando que o dispositivo seja rejeitado pelo organismo. Em testes realizados, ratos cuja medula espinhal havia sido danificada conseguiram voltar a andar após algumas semanas de treinamento. “Isso abre novas possibilidades terapêuticas para pacientes que sofrem de traumas neurológicos ou doenças, especialmente indivíduos que ficaram paralíticos devido a uma lesão na coluna“, afirma Stéphanie Lacour, uma das responsáveis pelo projeto.
Feito com uma liga de ouro especial e um silicone extremamente flexível, o e-Dura permitiria que o paciente realizasse movimentos naturais sem sentir dor ou causar inflamação na região. Enquanto que os impulsos elétricos tomam a vez do cérebro ao estimular a espinha e comandar os movimentos, os componentes químicos presentes na fita auxiliam a reanimar as células nervosas do tecido deteriorado. Os testes em humanos estão programados para começar em junho de 2015. Estima-se que, uma vez implantada, a fita poderia durar até 10 anos no organismo.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=dfDatjPZjJU”]
Todas as fotos © École Polytechique Fédérale de Lausanne
Publicidade
Você já pensou como seria passar duas semanas no fundo do mar? Não estamos falando de personagens como Bob Esponja...
Existem muitas maneiras de se terminar um relacionamento com alguém, mas talvez a mais improvável delas seja criando...
Desde a infância cristalizando conceitos e padrões sobre diversos aspectos da vida na cabeça das crianças, os...
Mais do que qualquer outro, 2015 é o ano do futuro. Pelo menos para Marty McFly, que partiu com seu DeLorean turbinado...
Já há algumas décadas paleontólogos têm encontrado insetos inteiros e pedaços de aves e dinossauros preservadas...
Na cabine do avião do futuro não há janelas, mas uma fina tela OLED que se estende a todas as paredes e teto e por...
Não tem quem goste de receber spoiler. Ou tem? Um novo bar aberto em Porto Alegre neste mês reúne gente disposta a...
Mesmo que as vezes seja preciso um caminhão de evidências para que um estuprador se torne réu (e ainda mais quando o...
O dado é alarmante: 39 mil toneladas de alimentos vão para o lixo todo dia, no Brasil. E muito dessa porcentagem...