Inovação

Drones já fazem a segurança de shoppings brasileiros

por: Bruna Rasmussen

Se antes os drones eram considerados brinquedos de controle remoto, hoje são usados como ferramentas de guerra, delivery de pães e até salvam vidas. No Brasil, a Sonae Sierra, que administra diversos shoppings, de norte a sul do país, começou a testar os pequenos aviões não tripulados para fins de manutenção e segurança nas unidades Passeio das Águas, em Goiânia, e no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, São Paulo.

O uso dos drones facilita o acompanhamento de danos e reparos em telhados, permitindo um trabalho mais ágil e menos custoso. A visualização aérea fornecida pela câmera acoplada ao equipamento permite ainda uma visualização mais ampla da região do shopping, reforçando a segurança e contribuindo para as tomadas de decisões em caso de situações adversas. Os visitantes dificilmente percebem, mas estão sendo monitorados de cima o tempo todo.

Segundo o gerente corporativo de segurança da Sonae Sierra, Adauto Lopes, “além de investirmos em processos e treinamentos para a equipe, a tecnologia contribui bastante nos dias de hoje para termos a informação em um curto espaço de tempo. A utilização de drones auxilia a equipe de segurança a monitorar um perímetro muito maior e em áreas de difícil acesso, com tomadas aéreas na parte externa dos empreendimentos”. Lopes afirma ainda que a empresa investiu R$ 8 mil em cada um dos drones e tem intenção de ampliar o uso para as demais unidades.

shopping-drone

shopping-drone2

shopping-drone3

Todas as fotos © Sonae Sierra

Publicidade


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sacos de geomembrana retém mais água que vasos e são ótimos para pequenos espaços