Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para nos sentirmos bem, ter uma casa limpa e bonita é fundamental. Contudo, para moradores de comunidades carentes, manter o lar em ordem nem sempre é uma tarefa fácil. O alto custo de reformas e a falta de mão de obra qualificada na região dão origem às famosas reformas “picadas“, que quase sempre ficam pela metade e dificilmente resolvem o problema.
Estima-se que, no Brasil, de 12 a 16 milhões de moradias populares precisem de reformas. Não se trata apenas de uma questão estética, mas de resolver problemas de infiltração, substituir portas e janelas velhas e colocar piso no banheiro, uma condição que é básica, no entanto, nem sempre acessível a todos. Para facilitar a reforma nessas casas, o administrador Fernando Assad, o arquiteto Igiano Lima e o historiador Marcelo Coelho criaram a empresa social Programa Vivenda, que tem como objetivo reformar habitações em comunidades carentes por um preço baixo e parcelado, usando mão de obra qualificada e acompanhamento de arquitetos e em até 5 dias a partir da aprovação do projeto.
“A Vivenda quer resolver a questão da inadequação de moradias da população de baixa renda, que causa problemas de insalubridade e compromete a saúde de idosos e crianças“, disse Assad ao Projeto Draft. A empresa vende “kits” de reforma, que resolvem problemas básicos de moradia, como a falta de pisos e azulejos, problemas de ventilação e umidade. O Projeto Vivenda teve início, na prática, em maio de 2014 e, em sete meses, conseguiu reformar 72 residências. O escritório da empresa atualmente está instalado no Jardim Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo (SP), um complexo que tem três favelas e cerca de nove mil casas.
Inspirador, o Projeto Vivenda é chamado de “negócio social” pois vende o produto a um preço acessível, tendo uma margem de lucro baixa e um objetivo social. “O negócio social costuma ter uma margem muito pequena de lucro para que tenha um preço que a pessoa possa pagar. Ou você opera em escala ou morre, especialmente quando você vende para o cliente final, que é nosso caso“, explica o administrador, que já fechou parceria com uma rede do varejo de materiais de construção, para que a Vivenda coloque escritórios de venda da reforma dentro das lojas localizadas em comunidades.
Todas as fotos © Programa Vivenda
Publicidade
Se você gosta muito de doces e não tem tempo de fazê-los, eis aqui uma solução, ao menos para quem gosta de um...
A startup Shippify, sediada em Belo Horizonte, MG, assim como o Uber, aposta na área de economia colaborativa através...
O famigerado litrão será a grande atração da hamburgueria Supernova durante o próximo sábado (2), apesar do...
Jogar lixo na natureza é uma atitude errada como todos sabemos. Mas levar sacolas de plástico de supermercado não é...
Já imaginou assistir televisão com o aparelho encostado no seus olhos? Ou levar um guarda-chuva para si e outro...
Não é só o Harry Potter que pode controlar uma TV com uma varinha mágica. A varinha Kymera consegue programar com...
O estúdio de design ADR Studio criou um conceito de máquina digital baseado no Instagram e que imprime as fotos na...
Boa e velha nostalgia. Certamente se você tem por volta de 30 anos lembra de um brinquedo lançado na década de 80...
Da mesma forma que acontece com as pizzas, que já ganharam por aqui os sabores mais exóticos e até bizarros, no...