Inovação

O hotel em São Paulo que muda de cor conforme a qualidade do ar

Redação Hypeness - 20/01/2015

Quem passar pelas ruas Oscar Freire e Lorena, em São Paulo, verá uma novidade que poderá ser um dos próximos cartões postal da cidade – o hotel WZ Jardins ganhou uma fachada coberta por luzes de LED. O edifício muda de cor conforme os níveis de poluição sonora, atmosférica e temperatura.

Através dos sensores instalados no prédio, buzinas, sirenes, barulho de carros, ônibus e do vento são detectados e promovem a mudança de coloração do prédio. A fachada fica avermelhada se o ar está muito poluído. Se a qualidade do ar melhora, as cores mudam para verde, roxo, azul e laranja. “A nova fachada vai lembrar um camaleão”, afirma Guto Requena,  arquiteto e criador do projeto, comparando-a com o réptil capaz de mudar de cor.

O arquiteto transformou assim uma estrutura antiga da década de 1970 em uma construção altamente tecnológica e interativa. As pessoas poderão interagir com os edifício através de um aplicativo para celular, segundo o site Arch Daily, e qualquer um poderá identificar a qualidade do ambiente aos arredores do hotel.

Este incrível projeto nos convida a refletir sobre as condições da cidade em que vivemos. Veja o vídeo e as fotos  sobre a fachada:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=DzusszfLt40#t=10″]

FolhaSP1

Foto © Ayla Hibri/Folha de São Paulo

FolhaSP2

Fotos © Ayla Hibri/Folha de São Paulo

fachada-iluminada-ok

Foto © Ayla Hibri/Folha de São Paulo

predio-rosa-interna

Foto © VejaSP

As cores do edifício mostram a qualidade atmosférica:

qualidade-do-ar-ok

Foto © VejaSP

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
O iate de 500 milhões de dólares de Jeff Bezos