Inovação

Gel inovador consegue estancar sangramentos em poucos segundos

por: Bruna Rasmussen

Imagine um soldado em um campo de guerra que, ao se ferir gravemente, teria apenas alguns minutos de vida. Para chamar um médico ou levá-lo até uma área segura para receber os primeiros socorros seriam necessários, pelo menos, 5 minutos. Agora imagine que existisse um gel capaz de estancar sangramentos graves em até 20 segundos. Este é o Veti-Gel, um produto que pode revolucionar as salas de emergência e salvar milhares de vidas em todo o mundo.

Desenvolvido pela Suneris, uma pequena empresa localizada em Nova York, nos EUA, o Veti-Gel é feito a partir de polímeros extraídos de plantas e turbina o processo natural de coagulação do sangue. A ação do produto acontece de três formas: 1) imediatamente após a aplicação, o gel consegue pressionar a ferida para que o sangue estanque; 2) O gel facilita o acúmulo de plaquetas, que ficam concentradas na região e facilitam a coagulação; e 3) a produção de fibrina, proteína relacionada à coagulação, é estimulada, resultando em um processo de coagulação incrivelmente mais rápido e estável.

“Sua pele tem algo chamado matriz extracelular. É um tipo de mistura entre moléculas e açúcares e proteína que mantém as células no lugar. Então, quando [o Veti-Gel] vai dentro da ferida e os pedaços da matriz sintética presente no gel reconhecem os pedaços de matriz real, eles vão se juntar. E vão se transformar em algo que parece e funciona como pele”, explica Joe Landolina, CEO da Suneris.

O Veti-Gel, em desenvolvimento desde 2011, já é uma realidade e tem sua eficácia comprovada por meio de diversos testes realizados pela equipe de Landolina. O desafio agora é torná-lo comercialmente viável e passar por aprovação da FDA, a ANVISA norte-americana. A intenção é que o gel comece a ser comercializado para fins veterinários e, daqui a alguns anos, possa estar disponível também para tratamento em humanos.

Como funciona o Veti-Gel

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Cif-o4V-2wA”]

Joe Landonlina, CEO da Suneris, no TED 

[ted id=2138 lang=pt-br]

veti-gel3

veti-gel1

veti-gel2

veti-gel4

veti-gel5

veti-gel6

veti-gel7

Fotos © Reprodução/Bloomberg

venti-gel9

veti-gel8

veti-gel10

Fotos © Suneris

Publicidade


Bruna Rasmussen
Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Você sabia que o ensino de educação financeira é obrigatório nas escolas?