Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Imagine um soldado em um campo de guerra que, ao se ferir gravemente, teria apenas alguns minutos de vida. Para chamar um médico ou levá-lo até uma área segura para receber os primeiros socorros seriam necessários, pelo menos, 5 minutos. Agora imagine que existisse um gel capaz de estancar sangramentos graves em até 20 segundos. Este é o Veti-Gel, um produto que pode revolucionar as salas de emergência e salvar milhares de vidas em todo o mundo.
Desenvolvido pela Suneris, uma pequena empresa localizada em Nova York, nos EUA, o Veti-Gel é feito a partir de polímeros extraídos de plantas e turbina o processo natural de coagulação do sangue. A ação do produto acontece de três formas: 1) imediatamente após a aplicação, o gel consegue pressionar a ferida para que o sangue estanque; 2) O gel facilita o acúmulo de plaquetas, que ficam concentradas na região e facilitam a coagulação; e 3) a produção de fibrina, proteína relacionada à coagulação, é estimulada, resultando em um processo de coagulação incrivelmente mais rápido e estável.
“Sua pele tem algo chamado matriz extracelular. É um tipo de mistura entre moléculas e açúcares e proteína que mantém as células no lugar. Então, quando [o Veti-Gel] vai dentro da ferida e os pedaços da matriz sintética presente no gel reconhecem os pedaços de matriz real, eles vão se juntar. E vão se transformar em algo que parece e funciona como pele”, explica Joe Landolina, CEO da Suneris.
O Veti-Gel, em desenvolvimento desde 2011, já é uma realidade e tem sua eficácia comprovada por meio de diversos testes realizados pela equipe de Landolina. O desafio agora é torná-lo comercialmente viável e passar por aprovação da FDA, a ANVISA norte-americana. A intenção é que o gel comece a ser comercializado para fins veterinários e, daqui a alguns anos, possa estar disponível também para tratamento em humanos.
Como funciona o Veti-Gel
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Cif-o4V-2wA”]
Joe Landonlina, CEO da Suneris, no TED
[ted id=2138 lang=pt-br]
Fotos © Reprodução/Bloomberg
Fotos © Suneris
Publicidade
O artista Tyree Callahan transformou sua máquina de escrever Underwood Standard, de 1937, na Chromatic Typewriter...
Quem viaja bastante já aprendeu a regra que quanto menos bagagem, melhor. Acontece que levando poucas roupas, em pouco...
Foi-se o tempo em que a dieta vegana era considerada sem graça e sabor. Atualmente é perfeitamente possível comer um...
Os patinetes elétricos são a nova tendência inovadora em termos de mobilidade urbana, e prometem tomar as ruas do...
Na noite do dia 22 de outubro de 1707, quatro navios dos 21 que formavam o esquadrão inglês que retornava ao país...
Da mesma forma que hoje parece inconcebível e pré-histórico que um dia a conexão à internet tenha exigido que o...
Se sunga e biquíni não tem bolso, onde vamos guardar nosso dinheiro, chave de casa e outras coisas importantes que...
O sonho de viver em um filme e ver o mundo nas cores do cinema tornou-se mais possível, ao menos para os fãs do...
Pesquisadores da empresa de biodiesel RAR Energia, do Rio Grande do Sul, desenvolveram uma máquina que consegue...