Inovação

Gel inovador consegue estancar sangramentos em poucos segundos

15 • 01 • 2015 às 06:45
Atualizada em 15 • 01 • 2015 às 07:39
Bruna Rasmussen
Bruna Rasmussen Bruna escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Adora gatos, inovação e é curitibana – fala “duas vinas”, mas dá “bom dia” no elevador.

Imagine um soldado em um campo de guerra que, ao se ferir gravemente, teria apenas alguns minutos de vida. Para chamar um médico ou levá-lo até uma área segura para receber os primeiros socorros seriam necessários, pelo menos, 5 minutos. Agora imagine que existisse um gel capaz de estancar sangramentos graves em até 20 segundos. Este é o Veti-Gel, um produto que pode revolucionar as salas de emergência e salvar milhares de vidas em todo o mundo.

Desenvolvido pela Suneris, uma pequena empresa localizada em Nova York, nos EUA, o Veti-Gel é feito a partir de polímeros extraídos de plantas e turbina o processo natural de coagulação do sangue. A ação do produto acontece de três formas: 1) imediatamente após a aplicação, o gel consegue pressionar a ferida para que o sangue estanque; 2) O gel facilita o acúmulo de plaquetas, que ficam concentradas na região e facilitam a coagulação; e 3) a produção de fibrina, proteína relacionada à coagulação, é estimulada, resultando em um processo de coagulação incrivelmente mais rápido e estável.

“Sua pele tem algo chamado matriz extracelular. É um tipo de mistura entre moléculas e açúcares e proteína que mantém as células no lugar. Então, quando [o Veti-Gel] vai dentro da ferida e os pedaços da matriz sintética presente no gel reconhecem os pedaços de matriz real, eles vão se juntar. E vão se transformar em algo que parece e funciona como pele”, explica Joe Landolina, CEO da Suneris.

O Veti-Gel, em desenvolvimento desde 2011, já é uma realidade e tem sua eficácia comprovada por meio de diversos testes realizados pela equipe de Landolina. O desafio agora é torná-lo comercialmente viável e passar por aprovação da FDA, a ANVISA norte-americana. A intenção é que o gel comece a ser comercializado para fins veterinários e, daqui a alguns anos, possa estar disponível também para tratamento em humanos.

Como funciona o Veti-Gel

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Cif-o4V-2wA”]

Joe Landonlina, CEO da Suneris, no TED 

[ted id=2138 lang=pt-br]

veti-gel3

veti-gel1

veti-gel2

veti-gel4

veti-gel5

veti-gel6

veti-gel7

Fotos © Reprodução/Bloomberg

venti-gel9

veti-gel8

veti-gel10

Fotos © Suneris

Publicidade

Canais Especiais Hypeness