Inspiração

Deficiente físico no Japão usa óculos de realidade virtual para tocar piano com os olhos

por: Mari Dutra

Algumas vezes, coisas que parecem simples podem se tornar bem complicadas para quem possui algum tipo de deficiência física. Complicadas, mas não impossíveis.

Visando melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência física, um projeto criado pela escola Special Needs Education School for the Physically Challenged, da Universidade de Tsukuba, no Japão, promete permitir que qualquer pessoa toque piano utilizando apenas o movimento dos olhos. É a ideia do dispositivo Eye Play the Piano.

O aparelho consiste em um óculos de realidade virtual que é capaz de reconhecer o movimento dos olhos de quem o utiliza. Para isso, o usuário só precisa piscar sobre um dos painéis que compõem a interface do dispositivo e escolher qual nota deseja tocar. Com isso, o movimento é transferido automaticamente para o piano e se transforma em música.

O vídeo abaixo mostra o estudante de ensino médio Kota Numajiri participando em um concerto de Natal com a ajuda do Eye Play the Piano. Atualmente o projeto está buscando financiamento coletivo para sua produção e distribuição para escolas de todo o país.

Dá uma olhada no vídeo:

piano1

piano2

piano3

piano4

piano5

piano6

piano7

Todas as imagens: Reprodução YouTube

Publicidade


Mari Dutra
Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Não foi só viagem’: Lucas Maciel fala sobre imersão cannábica no Uruguai em novo doc