Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na Itália, a violência praticada contra a mulher está aumentando. Segundo a ONU, cerca de 30% das mulheres já sofreu violência e a cultura machista mata cerca de 130 italianas todos os anos. Mas o que acontece se alguém pedir a um garoto italiano que dê um tapa em uma menina?
Para provar que ninguém nasce machista e que crianças, mais que adultos, entendem sobre respeito, um grupo de seis garotos entre 7 e 11 anos foi convidado pela Fanpage.it a participar de uma espécie de experimento. Todos eles responderam perguntas sobre seus nomes, idades, e o que gostariam de ser quando crescessem – um quebra-gelo para o que viria a seguir.
Os meninos, todos italianos, foram depois apresentados a uma garota chamada Martina. Eles foram então questionados sobre o que mais gostavam nela – mãos, sapatos e cabelo foram algumas das respostas. Encantados com a menina, foi solicitado que os garotos fizessem carinho nela e que, então, lhe dessem um tapa. Como esperado, nenhum deles aceitou a proposta e, ao serem questionados sobre o porquê, trouxeram respostas bastante simples, como “não se bate em mulher“, “não quero machucá-la” e “sou homem e ela menina“.
Embora seja possível tecer diversas críticas a essa tentativa de “experimento social”, o vídeo é válido à medida que prova o machismo como uma construção cultural e que as crianças (ao menos a maioria delas) estão livres disso. Em três dias o vídeo alcançou mais de 33 milhões de visualizações e, esperamos, contribuiu para o debate sobre o machismo e a violência contra a mulher. Vale a pena assistir:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=b2OcKQ_mbiQ”]
Não concorda com o feminismo? Veja nesta tirinha incrível alguns motivos pelos quais todos nós deveríamos abraçar o feminismo – clique aqui.
Publicidade
Formada em 2012, em Curitiba, o Water Rats é uma banda punk que está entre os sete grupos brasileiros escolhidos pelo...
O Krav Magá surgiu em Israel em meados de 1940 pelas mãos de Imi Lichtenfeld como um sistema de combate corpo a corpo...
A cantora britânica Jessie J fez um depoimento tocante no Instagram após revelar que teve um aborto espontâneo...
A vida das pessoas poderia facilmente ser dividida entre: antes e depois de adotar um animal de estimação. Não...
Apesar da sofisticação entre as quatro linhas, do sentido de empatia e igualdade entre povos e espírito esportivo...
Por mais que estejamos cercados de nossa família e tendo mais tempo para cuidar de nós, este período de incertezas e...
A relação entre pai e filha pode ser repleta de ternura, como mostra o gesto de Michael William Sellers. Pai de...
É daqueles vídeos para nos fazer pensar, repensar e voltar a pensar. Mas antes de você assistir, vamos deixar...
Durante a campanha para a presidência dos Estados Unidos, uma das principais promessas do presidente eleito Donald...