Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 20 lugares para voltar no tempo em SP

por: Brunella Nunes

Todo mundo, ao menos uma vez na vida, já pensou “eu nasci na época errada”. Pensando nestes órfãos de um tempo jamais vivido e saudosistas de plantão, muito estabelecimentos retrôs pipocaram no mundo todo, fazendo com que a decoração vintage se desdobrasse em mil partes para atender a todas as demandas.

Entre réplicas e acervos originais, São Paulo reúne muitas opções para quem quer voltar no tempo. Brechós, antiquários, restaurantes, cafés, bares, baladas, hostels e uma infinidade de estabelecimentos se mantêm ou se tornaram ambientes que remetem à épocas distintas, longínquas da nossa.

O centro da cidade é um antro nostálgico, onde o belo e o feio disputam espaço para sobreviver. A sensação de estar tão próximo àquilo que é preservado há muitos anos é algo inexplicável, curioso e, para muitos, uma verdadeira paixão que gera encantamento instantâneo.

Confira abaixo 20 opções bacanas na cidade:

1. Nico Hamburgueria

Ao entrar no Nico, você já se depara com um garimpado de coisas antigas, entre elas, vários brinquedos de época dispostos em prateleiras e mais prateleiras. No andar de cima, mais surpresas vintage compõem um ambiente charmoso de peças lindas e impecavelmente conservadas. A visita ao banheiro bem elaborado também é indispensável.

nico

2. Brechó B.Luxo

Com peças realmente de época e não apenas aquelas que ninguém quer mais, o B.Luxo entende de moda vintage. O ambiente pitoresco com araras e mais araras de roupas traz também objetos de decoração e acessórios incríveis.

b-luxo

3. Casa das Rosas

Em plena Av. Paulista, alguns edifícios resistiram aos tempos modernos e para a nossa sorte mantêm sua estrutura montadinha sem muitas alterações. Construída em 1935, a Casa das Rosas é um bom exemplo disso, com um jardim todo florido, banheiros coloridos e uma escadaria maravilhosa. Parada obrigatória em São Paulo, especialmente por conta da programação cultural.

casa das rosas

4. Casa Modernista

Como o nome já é autoexplicativo, esta casa é aberta para quem quiser fuçar e saber mais sobre uma estrutura modernista. Um “quintal” enorme, cheio de árvores, é bom point para um pique nique. A piscina vazia, os quartos e os demais cômodos da casa certamente te transportam para uma época distante, já que foi construída em 1928.

casa-modernista

5. Salão de beleza

De repente, São Paulo já estava tomada por barbearias e cabeleireiros com look retrô. Entre os exemplos, a 9 de julho faz barba, cabelo e bigode nos clientes em ambiente típico e o Salão Luxo cuida da mulherada num endereço composto por peças realmente antigas.

9dejulho

salao luxo

6. Zé do Hamburger

Uma jukebox e um totem do rei Elvis Presley já mostram os pedacinhos vintage da casa. Fazendo um ode às lanchonetes dos anos 1960, o chão quadriculado, os lustres da casa da avó e um possante vermelho vão deixar a visita com cara de filme antigo.

zedohamburger

7. Feiras de Antiguidades 

Muitas feiras de antiguidades interessantes rolam pela cidade com objetos que você sequer já imaginou que existiram. E o melhor: dá pra levar pra casa, nem que seja só uma coisinha. Geralmente aos domingos, o vão do MASP, a praça Benedito Calixto, o MuBE e o bairro Bixiga abrigam barraquinhas recheadas de peças da arca da velha, carregadas do mais importante: histórias.

mube

8. Baladas e Bares

Apesar de serem bem atuais, as baladas e os bares não fogem do ar retrô. Dedicada ao público gay, a The Society* fica num casarão antigo simplesmente espetacular por dentro e por fora. O Club Yacht tem temática navy e também não erra na decoração que remete ao tema. O bar Suíte Savalas encanta por sua atmosfera kitsch, composta por mobiliário antigo, pôsteres de filmes como pornochanchadas e som ao vivo com músicas de Beach Boys, Bowie e Beatles.

*UPDATE: A The Society, do grupo The Week, não existe mais.

thesociety

yacht

9. Theatro Municipal

O mundo que me desculpe, mas o Theatro Municipal de Sampa é, para mim, a menina dos olhos dessa cidade. Para quem ainda comete o pecado de não ir, por favor, largue tudo e vá. O lugar é simplesmente lindo, um sopro de beleza em pleno centro degradado, imperando sobre todos os outros edifícios antigos que ainda esbanjam boa forma. O café lá de dentro, administrado pelo Santinho, também vale a visita.

theatro

10. Bolo ao Forno

Na pausa para um pedaço de bolo e um café, você pode ainda desfrutar de um ambiente todo bonitinho com elementos retrôs. Com decoração impecável, os mínimos detalhes fazem a diferença, como as xícaras antigas e românticos, e o fogãozinho antigo que decora a entrada da loja.

boloaoforno

11. Boutique Vintage Brechó e Bar

O nome também é autoexplicativo e o boutique-bar-brechó fica num ambiente cheio de raridades. A programação semanal é um convite para aqueles que precisam de um bom motivo para sair de casa, nem que seja para tomar cervejas artesanais num lugar de outra época.

boutique

12. Lady Fina

Parece uma casinha de boneca, mas é um café impecavelmente decorado e com ar romântico. Comandado pela apresentadora Laura Wie, o bom gosto na hora de servir e montar o espaço não negam suas origens.

ladyfina

13. Tavares

Com design carregado de peças modernas, o Tavares ainda assim se mistura com o ar retrô. Instalado num casarão da década de 1950, também abriga um empório com delícias caseiras. A ideia da concepção era manter o ar de casa, com um toque contemporâneo.

tavares

14. Loja Retrô 63

Ali na rua Cardeal Arcoverde tem que tomar cuidado para não se perder no meio de tanta coisa bonita e retrô. Aliás, a Vila Madalena toda conta com lojas de móveis do tipo, como a Retrô63, na rua Harmonia, lotada de itens retrôs bacanas.

retro63

15. Centro Cultural Rio Verde

Como não amar um lugar tão bonito? O Rio Verde tem uma aura vintage e bucólica, especialmente na sala onde fica o palco da casa. O espaço de experimentação artística tem programação variada, muita luz solar e espaços verdes. Destaco ainda o Centro Cultural Zona Norte e a Oficina Cultural Oswald de Andrade, ambos concebidos em antigos casarões.

ccrioverde

Oswald de Andrade 2 - FotoKarinaFranca - ALTA

cczn

16. Estúdio Lâmina

Num antigo prédio do centro da cidade, o estúdio é uma galeria de arte que promove eventos culturais e residência artística. O ar retrô não está só do lado de fora, na fachada, mas também dentro, com peças que saíram de antiquários e compõem o cenário de apartamento montado, onde, de fato, vive alguém.

lamina

17. Casa das Caldeiras

O nome não nega que ali funcionava uma fábrica em meados de 1920. Mas quando você entra na Casa das Caldeiras, percebe o quanto o edifício fabril é incrível, enorme e cheio de espaços legais. Aproveita porque todo domingo tem festinha por lá, como você pode espiar neste post.

casacaldeiras

18. Fundação Cultural Ema Klablin

Criada em 1978, a fundação e museu mantém um acervo interessante de antiguidades, composta por mobiliário, prataria, biblioteca, arte e fotos. O local é e ainda se parece, de fato, com uma casa montada no século passado, então a imersão em outra época é realmente palpável.

emaklabin

19. Engenharia do Vinil

Não dá pra falar de retrô sem falar de vinil. As bolachas voltaram à tona e hoje permeiam não só entre colecionadores, mas demais curiosos e ansiosos por ter em mãos discos de seus artistas favoritos. A Engenharia do Vinil fica na Galeria Nova Barão, no centro, e traz bom preço e raridades.

vinil

20. Hospedagem vintage

O WE Hostel Design faz sucesso, primeiramente, por conta da arquitetura e design da casa. Instalado num antigo casarão, elementos retrôs compõe o ambiente clean e moderninho. O espaço também promove eventos, assim tem como dar só uma espiadinha nessa beleza toda.

wehostel

Todas as fotos: Divulgação

faixa-selecao-hypeness

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Forever 21 apresenta pedido de falência e lojas podem ser fechadas