Simples, ácidas e certeiras: essas são as críticas que o famoso e misterioso Banksy faz pelas paredes do mundo. Provavelmente um dos artistas de rua mais conhecidos hoje, o último alvo de seu spray foi a Faixa de Gaza, palco de um conflito polêmico e cruel que já acabou com milhares de vidas.
Esta semana, Banksy revelou em seu site o que parece ser um vídeo turístico. Bastam poucos segundos, contudo, para perceber que a região, disputada por Israel e pelos palestinos, não possui muitos atrativos para turistas – mais que isso, trata-se de uma “prisão a céu aberto”, como ele mesmo afirma. Esgueirando-se por entre túneis ilegais, ele adentra o território sitiado e dá a sua opinião sobre o conflito usando arte. No vídeo, Gaza é mostrada nua e crua e alguns moradores dão minidepoimentos sobre as pinturas do artista.
“Um morador veio e me disse ‘Por favor – o que isso significa?’ [o stencil do gato] Eu expliquei que queria enfatizar a destruição em Gaza postando fotos em meu site – mas na internet, as pessoas só olham fotos de gatinho“, afirmou.
Vale a pena ver o vídeo e as fotos abaixo e, acima de tudo, refletir:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=3e2dShY8jIo”]







“Se nós lavamos nossas mãos para o conflito entre os poderosos e os que não têm poder, nós ficamos do lado dos poderosos – nós não ficamos neutros”
Todas as imagens © Banksy