Inovação

Cientistas criam pílula que permite detectar câncer por meio de um simples exame de sangue

por: Redação Hypeness

A luta contra o câncer não é nada fácil e pode ser ainda pior quando a doença é diagnosticada já em fase avançada. Não seria incrível poder identificar um tumor por meio de algo simples como um exame de sangue? Essa é a proposta de um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que criou uma pílula capaz de indicar no sangue a presença de células cancerígenas em qualquer lugar do corpo.

Ao engolir a pílula, ela se dissolve no estômago, liberando diversas partículas que são absorvidas por células cancerígenas e fazem com que essas células soltem no sangue uma proteína específica. Dois dias depois de tomar o comprimido, um exame de sangue comum seria capaz de dizer se você tem ou não câncer e daria, inclusive, uma ideia do tamanho do tumor. “Nós enxergamos um poderoso novo paradigma para gerenciar o câncer, que envolve a detecção do tumor por meio de um exame de sangue, a localização do tumor por meio de um exame genético-molecular e o tratamento desse tumor“, explicou Sanjiv Gambhir, pesquisador que está à frente do projeto durante o World Molecular Imaging Congress.

O estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, explica que a pílula consiste em pequenos anéis de DNA adaptado chamados de minicírculos, capazes de serem ativados apenas por células cancerígenas. Testes realizados com ratos em laboratório mostraram que a técnica tem um potencial relevante e poderia ser desenvolvida a ponto de não só indicar a presença das células doentes, mas também monitorar a eficácia de tratamentos e evitar que diagnósticos sejam feitos somente quando o tumor já está em estágio avançado. Estima-se que em até uma década haja um parecer concreto sobre o uso desse tratamento em humanos.

cancer-pilula1

Foto © Stanford University

cancer-pilula3

Foto © Diseases and Health

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Levi’s aposta em maconha para produzir sua nova linha de roupas sustentáveis