Inovação

Gadget para iPhone permite fazer teste de HIV pelo celular em apenas 15 minutos

Redação Hypeness - 12/02/2015 às 06:13

A tecnologia está trazendo a medicina cada vez mais para perto de nós. Com os avanços, um novo gadget para iPhone já permite que seus usuários façam um teste de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis através do celular.

Para usar o dispositivo, só é preciso fazer um furinho na ponta do dedo e coletar o sangue do local com a ajuda do coletor que acompanha o gadget. Depois disso, basta inserir o fluído no local indicado e abrir o aplicativo compatível com o aparelho para ver os resultados do exame em apenas 15 minutos.

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o gadget tem um custo de fabricação de apenas U$ 34 (cerca de R$ 96), bem menos do que os equipamentos desenvolvidos para laboratórios, o que poderia ampliar o acesso à população ao diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis. Por enquanto, o dispositivo já está sendo utilizado por profissionais da saúde em Ruanda – e a gente torce para que ele chegue logo por aqui.

O vídeo abaixo mostra o funcionamento do gadget (em inglês):

[youtube_sc url=”http://youtu.be/TC9XNqSgj4w”]

hiv1

hiv2

hiv3

Todas as fotos © Samiksha Nayak/Columbia Engineering e Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness