Sustentabilidade

Método inovador permite retirar mel de colmeia sem incomodar as abelhas

24 • 02 • 2015 às 06:58
Atualizada em 24 • 02 • 2015 às 07:09
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Antes de chegar em nossas mesas, o mel que comemos precisa ser extraído das colmeias: e essa parte é bem menos doce do que o seu sabor. O processo normal envolve extrair partes inteiras da colmeia, abri-las com facas quentes e então utilizar uma espécie de centrífuga para obter o mel. Mas dois criadores de abelhas estão prestes a facilitar esse processo.

A ideia é dos apicultores Stuart e Cedar Anderson, que são também pai e filho. A nova técnica de extração criada por eles e apelidada de Honey Flow se parece mais a uma torneira que é ligada às células de uma colmeia e, como o próprio nome diz, deixa que o mel simplesmente flua.

Mesmo que a ideia não tenha sido pensada para utilização em escala industrial, ela pode ser uma ótima ferramenta para apicultores caseiros. Afinal, além de mais sustentável, seu uso promete mel sempre fresquinho sem perturbar as abelhas e com muito menos riscos para os criadores.

Veja o funcionamento do Honey Flow no vídeo abaixo (em inglês):

[youtube_sc url=”http://youtu.be/0_pj4cz2VJM”]

flo6

flow1

flow2

flow3

flow4

flow5

flow7

flow8

flow9

Todas as fotos: Divulgação

Publicidade

Canais Especiais Hypeness