Design

Mulher cria casas ecológicas e de baixo custo feitas de garrafas PET para pessoas carentes

por: Brunella Nunes

Infelizmente, nos dias de hoje, muitas pessoas ainda não têm moradia digna. Enquanto isso, muitas outras produzem e descartam lixo que poderia ser reaproveitado. Seguindo esta lógica, a boliviana Ingrid Vaca Diez criou o projeto social Casas de Botellas, que significa “Casas de Garrafas”. Como nome já diz, ela constrói, junto com voluntários, casas populares utilizando garrafas PET e de vidro descartadas em diversos países.

Sustentáveis e de baixo custo, as casas são erguidas junto com cimento, cola, areia, sedimentos e resíduos orgânicos que compõem sua sustentação. A primeira obra foi realizada no ano 2000, onde foram utilizadas 36 mil garrafas PET para um espaço de 170 metros quadrados. Ao longo dos 14 anos de atividade, Ingrid conquistou doações para os materiais e já construiu mais de 300 imóveis no México, Panamá, Uruguai, Argentina e Bolívia.

Apaixonada por artesanato, ela mantinha diversos materiais em sua casa, até que resolveu agir e investir em residências para combater a pobreza em seu país, que acabam contribuindo também com a qualidade de vida e o meio ambiente. A construção leva em torno de 20 dias e são parte de um processo simples as garrafas cheias de resíduos e sedimentos, que posteriormente são fixadas com cimento e cal.

Pela fotos, podemos observar o capricho, a dedicação e a alegria que Ingrid deposita em seu projeto tão especial. As casas são pintadas e têm até jardim, com direito a pneus reaproveitados que acabam servindo de vaso para plantas maiores. Olha que incrível:

casagarrafapet13

casagarrafapet

casagarrafapet2

casagarrafapet3

casagarrafapet4

casagarrafapet5

casagarrafapet6

casagarrafapet7

casagarrafapet8

casagarrafapet9

casagarrafapet10

casagarrafapet11

casagarrafapet12

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
NY Times recria Manhattan antes da ocupação humana em imagens