Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Harlem é um bairro de Nova York (EUA) que concentra a comunidade afro-americana desde os anos 30. Por lá, ser branco chama a atenção, mas será que é capaz de provocar atos de ódio? É o que testou o popular quadro What Would You Do (“O que Você Faria”, em português), produzido pelo canal ABC.
Em uma barbearia da região, três atores foram contratados para criar uma situação polêmica e a reação das demais pessoas foi gravada em vídeo. Uma das atrizes, Rachel, se passou por uma cabeleireira negra que deu em cima de Gabriel, um ator, também negro, que aguardava atendimento. Minutos depois, a namorada do rapaz, branca e também atriz, chegou e Rachel começou a deferir comentários maldosos para seu suposto cliente: “O quê? Você está com uma garota branca? Você não conseguiu achar uma mulher negra e forte para você?“
As reações foram bastante negativas frente ao comentário e em três das quatro filmagens, as pessoas tomaram partido e reprovaram a ação de Rachel. “As mesmas críticas que fizeram com a nossa gente, você vai lá e vai fazer com outra pessoa? O que te dá esse direito?“, questionou a primeira mulher, que aguardava nas cadeiras de espera do salão, enquanto apontava o dedo para Rachel. Quando as câmeras foram mostradas e ela foi questionada sobre o que a levou a comprar a briga, ela afirma: “você precisa aprender a falar mais alto, especialmente quando há algo errado.”
Na segunda filmagem, Rachel teceu os mesmos comentários e, ao perceber que ninguém reagiu, chegou a provocar, com falas como “olha, eu só estou dizendo o que toda mulher aqui está pensando. Elas não estariam com um cara branco, estariam?” Mesmo forçando a barra, ninguém se manifestou. Assim que a pegadinha foi revelada, o apresentador questiona o porquê de todos terem concordado com a atriz. “Me incomodou bastante, mas eu não estava na posição de dizer algo“, afirmou uma senhora.
Mas se o silêncio dessas pessoas incomodou, a indignação expressa nas duas últimas filmagens são para aplaudir de pé. Na terceira, um homem tomou as dores da moça e arranjou uma briga feia, argumentando que se o problema é uma garota branca não pertencer ao Harlem, a cabeleireira também deveria parar de frequentar o centro, pois os negros, de forma geral, “não pertecem lá”. “Drogas estão arruinando a família negra, pobreza está arruinando a família negra, não uma garota branca“, finalizou ele.
Mas a reação mais incrível de todas é a última, em que uma senhora negra e assumidamente homossexual leva Rachel às lágrimas, mostrando em um discurso coerente e amoroso que o ódio não leva a lugar algum. “Onde está o seu coração amoroso? Se ela estivesse deitada sangrando na rua, você a ajudaria? […] É nossa responsabilidade garantir que eles se sintam bem. Nós não precisamos pisar neles. Eles já pisaram em nós por muito tempo. Vamos tentar levantar juntos“, diz ela, que faz com que Rachael peça desculpas e dê um aperto de mão na garota branca.
O vídeo está em inglês, mas você pode ativar as legendas em português no YouTube:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=ynYwTU7z6BI”]
Todas as fotos: Reprodução/YouTube[field “POST-CUSTOM-VALUE”]
Publicidade
Os ex-presidentes ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush, Bill Clinton, George H.W. Bush e Jimmy Carter se...
Criada em 1991, a campanha "Agosto Dourado" acontece anualmente para promover a conscientização sobre a...
Se o rosto do britânico Jono Lancaster, de 30 anos, chama a atenção, o coração encanta. Portador da síndrome de...
A escrita em braile possibilita que pessoas com cegueira parcial ou total consigam ler. Contudo, nem todos os livros...
Um vovô indiano incrível tem se tornado bastante famoso em todo mundo por sua bondade. Embora seu nome continue a ser...
Um grupo de ativistas pelos direitos dos imigrantes está chamando atenção ao caso de uma estudante do ensino médio...
A crise do coronavírus está trazendo uma nova dinâmica para toda a sociedade. Com a iminente recessão econômica,...
O pequeno Kross Allen Jones vai ter uma história no mínimo intrigante para contar sobre seu nascimento. Nada de...
Apesar de ser capaz de mover guerras sanguinárias e perseguições venais, basta um pouco de coragem, uma oportunidade...