Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não é novidade para ninguém que a educação é um dos grandes problemas que o Brasil enfrenta, mas tem gente por aí propondo soluções inovadoras para desenvolver os pequenos brasileiros. É o caso do artista plástico Vik Muniz, conhecido mundialmente por obras que não raro envolvem alimentos e reciclagem, que está construindo uma escola de artes e tecnologia para crianças carentes no morro do Vidigal, no Rio de Janeiro (RJ).
O foco é a educação de crianças entre 5 e 8 anos, idade de alfabetização. Contudo, diferente de outras escolas brasileiras, a chamada Escola do Vidigal fará uso de um método experimental desenvolvido pelo MIT, o Massachusetts Institute of Technology, uma das instituições voltadas para a tecnologia mais respeitadas do mundo, e busca colocar a criança no papel de produtora de arte.
Uma das principais características da escola, segundo Muniz, é o intercâmbio de culturas. Por isso, professores de renomadas universidades serão convidados a passar temporadas no Vidigal ensinando inglês, arte e tópicos de tecnologia. Além disso, a escola será aberta, possibilitando que qualquer criança, independente da classe social, participe das aulas. “A ideia é que as crianças do asfalto também possam subir aqui, e desta convivência criarmos uma maior integração“, afirmou o artista em entrevista ao site Vidiga!
A Escola do Vidigal está sendo construída em um dos espaços mais disputados do morro, o Arvrão, local de onde se tem uma vista extraordinária da cidade. As duas casas, que terão espaço de sobra para receber as aulas, vão contar também com um alojamento para os voluntários. Ainda pouco divulgada, a ONG de Vik Muniz tem evitado aparecer nos holofotes da mídia. Segundo o artista, que desenvolveu o projeto com dinheiro do próprio bolso, o que interessa é a ação. Novidades sobre a escola devem ser divulgadas ainda este ano.
Todas as fotos: Reprodução
Confira outras iniciativas de educação inovadora no Brasil na matéria especial do Hypeness “Educação fora da caixa: conheça escolas em que o aprendizado vai muito além da lousa e do caderno”.
Publicidade
Nunca é tarde para deixar aflorar o seu lado artista. É o que demonstra esta senhora de 90 anos, que passa os dias...
“Eu tento ajudar a decorar o mundo um pouquinho”, diz Agnes Kasparkova. A moradora da vila tcheca de Louka, na...
Com pouca roupa e muitas formas reais, estas mulheres desenhadas vão te lembrar que para serem encantadoras as formas...
Como será que grandes ilustradores se saíam com o lápis na mão quando eram pequenos? O holandês Telmo Pieper...
Passaram-se dez anos desde que Manu Chao lançou La Radiolina, seu último disco de estúdio, de 2007. O músico...
Um dos mais importantes acontecimentos da história, a tomada de Constantinopla pelo império Otomano representou o...
O chocolate percorreu um longo caminho desde que surgiu na Europa pela primeira vez em sua forma sólida no século...
Aos 28 anos, a cartunista Julia Kaye vive em Los Angeles, onde trabalha para a Disney TVA. Mas, muito mais do que...
A grande atriz Eva Todor (1919 - 2017) é considerada uma das maiores da dramaturgia brasileira. Ela se mudou com a...