Para produzir alimentos para toda a população, muita água é desperdiçada e muitos pesticidas e fertilizantes são usados nas plantas. Mas agora chegou uma possível solução para diminuir os efeitos da agricultura convencional ao meio ambiente, o CropBox. O sistema cria plantas de diversas espécies dentro de um container e usa 90% menos água e 80% menos agrotóxicos do que a agricultura no campo.
O projeto foi desenvolvido por Ben Greene e Tyle Nethers, depois de o primeiro ter tido a ideia enquanto fazia sua tese de mestrado em design industrial na Universidade Estadual da Carolina do Norte, EUA, com o objetivo de produzir alimentos frescos o ano todo sem ocupar muito espaço e sem uso de pesticidas. Além disso, não há desperdício de alimentos, ao contrário do que ocorre na agricultura comum, na qual 34% dos alimentos cultivados são jogados fora em algum momento durante o percurso do transporte da fazenda aos supermercados.
O sistema de colheita possui condições ideais para cultivo de frutas e vegetais, como morangos, verduras e ervas e foi projetado para rodar mais ou menos automaticamente. No interior, as plantas crescem em várias camadas de prateleiras com luzes embutidas e de recirculação de água e nutrientes. Sensores medem tudo, desde a temperatura de raízes das plantas para os níveis de dióxido de carbono e de intensidade de luz. O sistema utiliza mais energia no inverno do que uma estufa, mas os criadores estão procurando uma alternativa com iluminação LED, que diminuiria o uso da energia elétrica em 60%.
Perfeitamente integrado ao mundo virtual de hoje, é possível monitorar e ajustar todos os elementos do container através de um smartphone e assistir ao crescimento das plantas em sua casa com uma webcam instalada.
Veja abaixo o vídeo e entenda melhor como funciona o cultivo de plantas nos containers:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=IkpRtgapboE”]
The Farmey from Benjamim Greene on Youtube












Todas as imagens: Divulgação