Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você já imaginou como é a vida na Mongólia? O fotógrafo e pesquisador Hamid Sardar-Afkhami retratou parte dela, documentando a vida dos pastores nômades que vivem ao norte do país, chamados de Dukha. Eles levam uma vida um tanto quanto selvagem, cercados com um rebanho de renas, o que resultou em fotos surpreendentes de um povo exótico sobre o qual pouco conhecemos.Você já imaginou como é a vida na Mongólia? O fotógrafo Hamid Sardar-Afkhami optou por documentar a vida dos pastores nômades que vivem ao norte do país, chamados de Dukha. Eles vivem cercados com seu rebanho de renas, o que resultou em fotos surpreendentes de um povo exótico.
As renas fornecem leite e queijo, e também são utilizadas para a caça. Segundo a apuração de Sardar-Afkhami, que é Ph.D em sânscrito e estudos tibetanos pela Harvard, os Dukhas têm diminuído consideravelmente em quantidade ao longo dos anos. Atualmente são 44 famílias, em torno de 200 e 400 pessoas. Já as renas, são 600, sendo que em 1970 eram estimadas em torno de 2000.
Além de clicar belos e impactantes retratos, o fotógrafo documenta este povo para preservar sua cultura. Parte disso está compilado também no filme feito por ele, “The Reindeer People” (algo como “As Pessoas-Renas”), que descreve, dentre outras coisas, as conexões entre florestas e espíritos dos antepassados.
Segundo a apuração de Sardar-Afkhami, que é Ph.D em Sânscrito e Estudos Tibetanos pela reputada Harvard University, os Dukhas têm diminuído consideravelmente em quantidade ao longo dos anos. Atualmente são 44 famílias, em torno de 200 e 400 pessoas. Já as renas, são 600, sendo que em 1970 eram estimadas em torno de 2000. Elas são domesticadas, fornecem leite, queijo e pele, e também são utilizadas para a caça. Atualmente, os nômades obtêm renda por conta do artesanato que produzem e por deixarem os turistas andarem em algumas de suas renas.
Além de clicar belos e impactantes retratos, o fotógrafo documenta este povo para preservar sua cultura. Parte disso está compilado no filme, produzido pelo próprio, “The Reindeer People” (algo como “As Pessoas-Renas”), que descreve, dentre outras coisas, as conexões entre florestas e espíritos dos antepassados.
Vem ver os registros feitos por lá:
Todas as fotos © Hamid Sardar-Afkhami
Publicidade
Tem gente que sonha em fazer seu casamento no campo, já outros preferem suntuosas igrejas. O casal conhecido como Nina...
Não é preciso muito esforço para a natureza chamar nossa atenção, mas muitas vezes ela atravessa os limites da...
Ah, a Itália...não há como não suspirar por ela, morrer de amores por suas casinhas românticas, suas praias e...
Por mais clichê que possa soar, viajar é preciso. Viajar nos tira da zona de conforto, nos deixa mais humildes, nos...
O sonho de passar alguns dias fora da Terra está próximo de se tornar realidade: a inauguração do primeiro hotel em...
A chegada de um furacão pode muitas vezes ser rápida e inclemente, levando os moradores das regiões atingidas a...
Pimenta na própria boca pode ser refresco - se você estiver participando do bizarro concurso ocorrido na cidade de...
A última peça da coleção aparentemente interminável de absurdos ignorantes e racistas ditos pelo atual presidente...
O Uruguai passou a ganhar nossa atenção não tem muito tempo. Ainda com seu tamanho pequeno, o país vem se provando...