Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No Brasil colonial, chamavam-se de “santo do pau oco” as imagens utilizadas como esconderijo para dinheiro e pedras preciosas. No Japão, a “surpresa” escondida em estátuas costuma ser outra. Em uma escultura tradicional de um Buddha sentado, o museu holandês Drents Museum descobriu, por meio de uma ressonância magnética, nada menos que o corpo de um monge mumificado. A estátua data do século XI ou XII.
Para o especialista Erik Bruijn, o monge é um mestre Liuquan que pertencia a uma escola de meditação chinesa há mais de mil anos. Embora a morte pareça óbvia para todos nós, muitos monges acreditam que ele não esteja morto, mas em um profundo estado de meditação. Até o século XVIII era comum a prática da automumificação entre os monges. Isso quer dizer que eles adotavam hábitos em vida que faziam o corpo atingir um estado semimorto.
O projeto de automumificação, muito mais complexo que qualquer projeto verão, pode apostar, envolvia mil dias de uma rigorosa dieta baseada em frutas e castanhas e a prática intensa de exercícios físicos com o objetivo de queimar toda a gordura do corpo. Feito isso, os monges ingeriam raízes e um chá desintoxicante que expelia parasitas e preservava o corpo. Cinco anos e meio depois e com um corpo livre de gordura e toxinas, o monge se recolhia para uma tumba de pedra, onde respirava por meio de um tubo e passava o restante de seus dias meditando. Para avisar que ainda estava vivo, batia um sino e, quando isso deixava de acontecer, os demais monges abriam a tumba para verificar seu estado. Os monges em estado de graça completa (vulgo, mortos) eram então expostos em templos.
Apenas 24 casos de automumificação foram descobertos e no caso desta estátua, é pouco provável que isso tenha acontecido, embora tenha esta sido a primeira hipótese dos historiadores. Em um exame complexo de endoscopia, foi constatado que em vez de órgãos o monge possuía folhas de textos budistas. A estátua ficará exposta no Museu de História Natural da Hungria até maio.
Fotos © Drents Museum
Foto © MMC/Jan van Esch
Publicidade
O artista John V. Muntean consegue lindas silhuetas a partir de uma projeção de luz em formas malucas entalhadas na...
Mais uma série do Mr. BrainWash, que retrata músicos famosos com uma composição de discos de...
Estamos chegando naquelas semanas do ano que só dá vontade de uma coisa: ferver! Festas, encontros com os amigos,...
Diversos estudos feitos por neurocientistas do mundo inteiro conseguiram provar o poder regenerador da praia sobre...
Uma floresta amazônica que vai além de sua beleza, onde a musicalidade se faz presente em ritmos e versos bem...
A segregação racial fisicamente representada pelo muro da Cisjordânia, construído pelo governo israelense e que...
Dave Grohl mostrou, mais uma vez, porque é o queridinho de nomes como Paul McCartney. Durante um show na Hungria, o...
Quando a crise de abstinência pela última temporada de Game Of Thrones estiver te levando à loucura, saiba que há...
Por onde o Papa Francisco vai, pedidos de selfies já viraram rotina. O ato de fotografar a si próprio já está...