Inspiração

Mulheres cegas usam habilidade tátil para detectar câncer de mama precocemente

por: Redação Hypeness

Se um sentido falta, outro se desenvolve. É assim que deficientes visuais costumam ter uma audição bastante apurada, bem como habilidades táteis mais desenvolvidas. Na Alemanha, pesquisadores da Universidade de Essen transformaram a deficiência em capacidade, ao treinar mulheres cegas para realizarem exames para detectar nódulos nas mamas de pacientes.

O projeto, chamado de Discovering Hands (“Mãos que Descobrem”, em português), oferece um intenso treinamento de nove meses para que deficientes visuais possam se tornar parceiras de ginecologistas na luta contra o câncer de mama. Em estudos realizados, foi comprovado que essas mulheres conseguem perceber nódulos mais facilmente, agilizando o diagnóstico e evitando que a doença passe despercebida. Segundo Frank Hoffmann, um dos responsáveis pela iniciativa, médicos conseguem detectar tumores medindo entre 1 e 1,5 cm, enquanto que as deficientes visuais podem perceber nódulos de até 0,5 centímetros.

DiscoveringHandsE2

Além de serem mais eficientes ao detectar os nódulos, essas assistentes conseguem disponibilizar um tempo maior ao exame das pacientes. Enquanto que um exame feito em consulta não dura mais que 3 minutos, o tempo destinado à paciente pelo Discovering Hands chega a 30 minutos, entre exame e conversa sobre prevenção e saúde.

Durante os meses de treinamento, elas aprendem a realizar o exame padrão, além de receberem suporte em áreas como psicologia e comunicação – essenciais para lidar com as pacientes. Até agora, a organização já conta com 20 mulheres deficientes visuais que trabalham em 17 hospitais e consultórios da Alemanha.

Mais uma iniciativa brilhante para combater um dos maiores perigos à saúde pública, o câncer, e ainda integrar pessoas com capacidades para lá do comum:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=V53gEeXXlGk”]

discovering-hands4

discovering-hands5

DiscoveringHandsE0

DiscoveringHandsE1

discovering-hands6

discovering-hands7

discovering-hands8

discovering-hands9

discovering-hands10

Todas as imagens: Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe abraçou bebê para protegê-lo de desabamento de falésia que matou família no RN