Inspiração

Mulheres iranianas usam o surf para combater o machismo no país

Redação Hypeness - 23/03/2015 | Atualizada em - 22/03/2015

Apesar das mulheres iranianas terem conquistados alguns direitos, como o de votar, trabalhar, estudar ou dirigir, ainda há traços da desigualdade de gêneros e do machismo no país. As mulheres não podem sair do Irã sem a autorização do pai ou marido, serem eleitas para presidente ou serem juízas. Para ganhar mais espaço na sociedade e quebrar com o paradigma que certas atividades são só para homens, algumas mulheres iranianas começaram a praticar surf.

Easkey Britton, surfista irlandesa, Mona Seraji, pró-snowboarder iraniana e Shalla Yasini, mergulhadora iraniana, iniciaram a pratica do esporte nos país. Easkey foi a primeira mulher a subir em uma prancha na república islâmica e todos do vilarejo local pararam para vê-la. Mas, é claro, ela teve que cobrir todo o corpo e a cabeça, para não ir contra as leis iranianas.

A cineasta francesa Marion Poizeau, que viajou para o país diversas vezes com Easkey, criou o incrível documentário “Into the Sea“, para contar a história destas mulheres, que resolveram ultrapassar barreiras culturais e preconceitos introduzindo o surf no Irã, em uma ação simbólica, mas cheia de significado.

Into the Sea from Marion Poizeau on Vimeo

No país, foi criada uma organização sem fins lucrativos chamada  “Waves of  Freedom” (“Ondas da Liberdade”, em português), o primeiro clube de surf iraniano, que tem como objetivo utilizar o poder do surf como meio criativo para mudança social e fortalecer aqueles que são mais vulneráveis na sociedade, principalmente as mulheres e meninas.

Como curiosidade, e para se entender o impacto deste tipo de ações, vale a pena ver o vídeo abaixo, que mostra a reação dos iranianos ao verem pela primeira vez uma mulher surfar no país:

Iran Surfing- First Part  from Marion Poizeau on Vimeo

surf 01

surf 10

surf 02

surf 06

surf 09

surf ultima 02

surf-alterada

surf 11

surf meninas 02

surf ultima 03

surf ultima 04

surf 03

surf meninas

surf 05

surf 13

Imagens via Waves of Freedom Easkey Britton

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Notice: date_default_timezone_set(): Timezone ID 'UTC-3' is invalid in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/home/brand-channel.php on line 29

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.