Inovação

E se você pudesse virar uma árvore depois que falecer?

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A morte é algo inevitável e faz parte do ciclo de nossas vidas. O projeto italiano Capsula Mundi criou uma forma sustentável de o corpo falecido dar continuidade ao ciclos da vida e da natureza. Ao invés de ser colocado em um caixão, o corpo é posto dentro de uma cápsula orgânica em posição fetal. Em seguida, o corpo é enterrado embaixo de uma árvore, escolhida previamente pelos familiares ou pela própria pessoa, e servirá como matéria orgânica para a planta.

O projeto, realizado pelos designers Anna Citelli e Raoul Bretzel, tem como principal objetivo a criação de cemitérios verdes e a ideia de revolucionar a forma como as pessoas são enterradas. Os caixões usados atualmente ocupam muito espaço e muitas árvores são derrubadas para produzi-los – já as cápsulas são feitas de um material moderno e biodegradável, chamado amido de plástico, e não prejudicam o meio ambiente.

“Parentes e amigos podem cuidar das árvores após a morte do indivíduo e podem acompanhar o seu crescimento. O cemitério irá assumir um novo visual, não mais a arquitetura de sobreposição espacial máxima. Será um local com diferentes espécies de árvores e formará uma floresta. Um novo local dedicado ao culto dos antepassados: um bosque sagrado” diz o site do projeto.

O projeto ainda não pode ser comercializado devido à lei italiana, que proíbe as pessoas de serem enterradas desta maneira. Contudo, os artistas pretendem trabalhar para a mudança da lei.

 Veja abaixo as fotos das cápsulas biodegradáveis:

capsula 01

capsula 04

 

capsula varias

capsula 03

capsula meio

capsula 05

capsula 06

capsula ultima 02

capsula preto e branco

 

capsula-ultima

Todas as imagens via Capsula Mundi

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Texas legaliza plantio de maconha e produção de CBD