Seleção Hypeness

Seleção Hypeness: 10 jardins verticais incríveis espalhados pelo mundo

por: Brunella Nunes

Publicidade Anuncie

As grandes cidades têm corrido contra o tempo em busca de soluções sustentáveis e verdes para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos, mesmo que grande parte destas ações venham da força de vontade das pessoas e não do governo. Uma das grandes ideias que surgiram foram os jardins verticais, que trazem graça aos prédios dominantes, deixando-os com cara nova e muito mais bonita.

Quando falamos nestes jardins, um nome sempre surge nas pesquisas: Patrick Blanc (falamos dele aqui). O cientista botânico e designer trabalha com isso desde 1982, tarefa que o faz viajar o mundo para espalhar a arte viva pelas paredes, seja em hotéis, locais públicos, museus, restaurantes, prédios comerciais ou residenciais. Ao todo, ele possui 250 intervenções assinadas com seu nome, sendo que em Paris se concentram a maioria de suas paredes verdes.

patrickblanc

Com metal, PVC e um quadro não biodegradável que evita danos à parede e permite que as plantas cresçam, a magia acontece. Os jardins possuem sistema de irrigação e requerem manutenção constante, assim como as famosas trepadeiras, que precisam de poda para prosperar por mais tempo. As plantas levam em torno de sete semanas para crescer após a instalação.

As obras são compostas por muitas, mas muitas plantas. Num pequeno edifício em Londres, por exemplo, foram utilizadas 4.500 plantas de 25 tipos diferentes. No Sri Lanka, um prédio de 46 andares em construção, da Milroy Perera Associates e Maga Engineering, será o jardim vertical mais alto do mundo, com 35.200 plantas de 383 espécies.

Confira abaixo algumas obras interessantes ao redor do mundo, sendo as seis primeiras de autoria de Blanc:

1. Museu e Centro Cultural Caixa Forum, Madri, Espanha

madri

2. Le Mirage Vert, Paris, França

miragevert

3. Pont Max Juvenal, Aix-en-Provence, França

max

4. Halles Avignon, Costa Azul, França

halles

5. Pacha, Londres, Reino Unido

londres

6. Capitaland, Singapura 

singapura

7. Clearpoint Residencies, Rajagiriya, Sri Lanka

srilanka

8. Fukuoka Conference Hall, por Emilio Ambasz, no Japão

japao

9. Biblioteca Semiahmoo por  Green over Grey, em Vancouver, Canadá

semiahoo

10. Rua Aspicuelta, Vila Madalena, São Paulo

Movimento90_

Todas as fotos: Reprodução

Publicidade Anuncie


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maior rede de farmácias dos EUA vai vender produtos de maconha em 800 lojas