Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Redação Hypeness
Diariamente, somos rodeados por notícias tristes na televisão e nos jornais. A história da fisioterapeuta Maria de Las Gracias Franceschini é um exemplo de que ainda existem muitas almas boas por aí e de que podemos transformar nosso espaço no mundo em um lugar melhor – basta cada um fazer sua pequena, mas decisiva, parte.
Maria é uma fisioterapeuta de 55 anos que decidiu unir sua profissão com o desejo de ajudar outras pessoas e investiu R$150 mil para reformar um ônibus e fazer dele uma clínica móvel. Para isso, a brasileira precisou vender um carro, um terreno e abrir mão de suas poupanças, mas o projeto estava há muito tempo na sua cabeça.
O veículo faz parte do projeto Fisioterapia Itnerante que atende pessoas de baixa renda. É cobrado um valor simbólico dos pacientes, R$ 28 por meia hora, no caso de Maria, para manutenção do veículo, desde gasolina a pneus, mecânica e outros reparos, e pagamento a profissionais que passam pela clínica. Mas quem não puder pagar é atendimento gratuitamente ou pode pagar mais tarde. Maria não tem patrocínio e nem ajuda do governo, trabalhando também em sua residência e gastando muito do dinheiro que ganha em investimentos para a clínica móvel.
Para que tudo dê certo, Maria começa seu dia bem cedo e atende nesta clínica nas segundas, terças e quintas, deixando o resto dos dias para trabalho em sua casa. O ônibus estaciona na região do Grajaú e de Interlagos (SP) e atende cerca de 50 pacientes por dia, desde crianças a idosos.
Segundo a profissional, é muito difícil depender do SUS, pois a pessoa precisa esperar meses para ser atendida ou tem que atravessar toda a cidade, o que não compensa, pois o paciente volta mais cansado e com mais dores ainda. “O projeto é minha fonte de conhecimento, de riqueza. Aprendo todo dia. Há um desafio que me faz correr para os livros. Sem contar o que aprendo com o exemplo de vida dessas pessoas. É tanta riqueza de histórias. Uma fonte de energia sem fim” diz Maria, que garante ainda que gostaria de atender em mais bairros, mas que é realmente difícil manter o ônibus, principalmente por conta dos gastos com combustível.
Ainda assim, o trabalho continua e a ambição também, olha só:
Fisioterapia Itnerante publicado pela TV Sentidos no YouTube
Todas as imagens: Divulgação
Publicidade
Em relacionamentos longos é comum aparecer aquela vontade de flertar ou transar com outra pessoa. Até porque ninguém...
Fãs ansiosos pelo final de uma das séries de mais sucesso da história da televisão, já podem começar a matar a...
Poucas coisas vão te emocionar mais do que o reencontro, depois de 75 anos, deste casal separado pelas ações do...
Quando a indiana Sangita (pseudônimo) tinha 9 anos, todos os dias ela pegava o ônibus para ir e voltar da escola....
No fim de semana passado, na cidade de Toledo - Ohio, o dono de uma loja de conveniência deu uma verdadeira lição de...
Tao Porchon-Lynch é a professora de yoga mais velha do mundo, de acordo com o Guinness Book. Aos 96 anos de idade,...
"Nós somos quem nós somos", finaliza a garotinha depois de um vídeo emocionante cheio de recados que muitos...
Você conhece algum professor? Pergunte para ele qual a sua maior dificuldade no trabalho e a resposta provavelmente...
Em meio a tanta desigualdade social, racismo e outras injustiças que desde sempre e cada vez mais parecem pautar nossa...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.