Criatividade

5 truques criminosos online que podem colocar a sua segurança em risco

por: Redação Hypeness

Estar atrás de uma tela não garante segurança a ninguém. Embora criminosos da web não consigam chegar fisicamente até você, eles têm ferramenta e malícia de sobra para criar truques e comprometer a sua segurança online. Só em 2014, 28,3 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes virtuais – só de cartões de crédito clonados foram 12 milhões. Quer fugir dessa estatística?

Confira 5 crimes virtuais que podem acontecer com qualquer um de nós e que são muito mais comuns do que gostaríamos:

1. Vazamento de fotos íntimas na internet

Captar fotos e vídeos e compartilhá-los na web nunca foi tão fácil. Apesar disso ser uma vantagem em tantos aspectos, há quem se utilize disso para violar a privacidade alheia. Seja por vingança ou por uma piada de péssimo gosto, famosos e pessoas comuns já foram alvos de vazamentos de fotos e vídeos íntimos na internet. Captar imagens da sua vida íntima é seu direito; compartilhá-las sem a permissão de todas as partes é crime.

norton1
Foto © Lies Thru a Lens

2. Clonagem de cartões de crédito

Você sabia que é mais fácil ter seu cartão de crédito clonado na internet do que em uma loja física? Com número, data, nome do proprietário e código de segurança é possível realizar qualquer compra online. Por isso, é preciso prestar muita atenção onde você armazena e insere esses dados – e vale lembrar: compras online nunca exigem a senha do cartão, sendo o código de segurança mais que suficiente.

Para evitar a clonagem, especialistas recomendam práticas como acessar o internet banking somente a partir de dispositivos seguros e comprar apenas em sites conhecidos. Em último caso, recomenda-se conferir a fatura do cartão e avisar o banco caso alguma compra suspeita esteja listada.

norton2
Foto © frankieleon

3. Cyberbullying

Qual seria a sua reação se, da noite para o dia, você fosse transformado em um meme, em uma grande piada ou tivesse seu nome difamado nas redes sociais? Nada bom, hein? Mas a verdade é que a prática do cyberbullying está crescendo cada dia mais. Reportar esse tipo de abuso e não ajudar a compartilhá-lo é uma das formas de evitar que a agressão tome proporções ainda maiores.

4. Promoções ou concursos nas redes sociais

Quem não gosta de tentar a sorte em uma promoção nas redes sociais? O problema é que muitos criminosos se aproveitam disso para criar promoções falsas, que podem comprometer o seus dados pessoais e instalar malwares no seu computador ou dispositivo móvel. Aqui, o ditado cai bem: quando a esmola é demais, o santo desconfia! Antes de participar em uma promoção, sempre busque sinais de que ela é verdadeira, procurando informações nos canais oficiais de cada marca.

norton3
Foto © striatic

5. Softwares antivírus falsos

Todo mundo quer estar protegido contra os diversos malwares que circulam na rede e fazem parte de truques criminosos. Mas saber qual é o escudo ideal também é fundamental. Diversos softwares antivírus que prometem maravilhas não passam de uma fachada, atrás da qual se escondem vírus e programas que capturam seus dados indevidamente. Se você, enquanto navega pela internet, receber uma mensagem avisando sobre um vírus, pense duas vezes antes de clicar: é preciso saber em que antivírus confiar.

norton4
Foto © Corbis

Já pensou se você pudesse se blindar contra todos esses truques criminosos da web com um só escudo? O Norton Antivírus protege o seu computador ou dispositivo móvel contra vírus, spywares, malwares e outros ataques online. Além disso, o software é capaz de manter protegidos mensagens e fotos privadas, evitando vazamentos indevidos. Sites suspeitos, que podem levar à clonagem de cartões de crédito e ao download de programas maliciosos também são bloqueados e, de quebra, smartphones e tablets podem ser rastreados, em caso de roubo.

Segurança e privacidade são palavras-chave para o Norton Antivírus, que com uma só licença pode proteger até 5 dispositivos, sejam eles PCs, Macs, smartphones ou tablets. O caso da Sony, que teve seus computadores invadidos no fim de 2014, provou que o crime online é coisa séria. Que tal se proteger contra isso e fugir das estatísticas?

Clique aqui e saiba mais sobre o Norton Antivírus.

artigo-patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Além de celebrar o amado vira lata caramelo, filtro ‘sasha dog’ virou diversão entre famílias