Inovação

Empresa cria armadura líquida que poderia substituir colete à prova de balas

Redação Hypeness - 22/04/2015

Responda rápido: qual a melhor maneira de se proteger de um tiro? Um colete metálico à prova de balas ou um líquido? Você provavelmente respondeu a primeira opção, mas a empresa polonesa Moratex acaba de desenvolver uma nova tecnologia de defesa que promete ser mais eficaz do que o nosso velho conhecido colete à prova de balas.

Se trata de um fluído espesso que, ao ser pressionado, endurece rapidamente e se torna intransponível. Para reagir a um tiro, por exemplo, o líquido seria capaz de amortecer o projétil, protegendo o usuário. O fluído é colocado em um colete e pode ser usado na proteção contra balas disparadas a menos de 500 metros.

O vice-diretor da Moratex, Marcin Struszczyk, explicou à Reuters que os coletes à prova de balas convencionais também expõem a vida de quem os utiliza. Enquanto o colete normal podia ser deformado em até 4 centímetros pela bala, ferindo o usuário, o novo líquido diminuiu essa deformação para apenas 1 centímetro.

Por enquanto, a empresa não revelou qual o líquido utilizado, mas informa que ele deve estar disponível no mercado em breve.

colete2

colete1

Todas as fotos: Reprodução Reuters

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.